Cotidiano
Intervenções na Rua São Paulo e Avenida Presidente Castelo Branco integram pacote de melhorias que viabilizam a operação do terminal aéreo prevista para 2026
Em abril deste ano, foi finalizada a primeira etapa de obras do aeroporto, com a entrega da pista de pousos e decolagens / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá dará início, em agosto, à terceira fase das obras de reestruturação viária que darão acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano, previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.
Os trabalhos contemplarão um trecho de aproximadamente três quilômetros, abrangendo a Rua São Paulo e a Avenida Presidente Castelo Branco, no distrito de Vicente de Carvalho, onde está localizada a Base Aérea.
Continua depois da publicidade
Confira a linha do tempo até a conclusão da primeira etapa do aeroporto
A intervenção prevê a remoção completa do pavimento atual, guias e sarjetas antigas, seguida da instalação de novas estruturas, pavimentação moderna, drenagem aprimorada e sinalização viária. O investimento estimado é de R$ 7 milhões, com recursos oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo do Estado de São Paulo, e contrapartida do Município.
Continua depois da publicidade
A execução das obras está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra). Segundo o titular da pasta, Henrique Menin, o projeto é essencial para garantir o acesso adequado ao aeroporto e comportar o fluxo esperado de usuários.
As etapas anteriores da reestruturação já contemplaram as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas, também em Vicente de Carvalho.
Em abril deste ano, foi finalizada a primeira etapa de obras do aeroporto, com a entrega da pista de pousos e decolagens, de 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura. Também foram concluídas as pistas de taxiamento A, B e C, além da faixa de pista, sistema de drenagem, barreiras de proteção à fauna e o cercamento operacional da área.
Continua depois da publicidade
Com a pista em funcionamento, a implantação do terminal de passageiros provisório foi autorizada. A estrutura modular ocupará 302 m² e terá capacidade para receber até 24 passageiros simultaneamente. O terminal será composto por 21 módulos e deverá ser concluído até o fim de 2025.
O início efetivo das operações do Aeroporto Civil Metropolitano depende ainda da finalização do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que será avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a conclusão das obras viárias e a implantação da estrutura de embarque, o aeroporto de Guarujá deve se consolidar como um novo polo logístico e de mobilidade para a Baixada Santista, facilitando o deslocamento de turistas e moradores e estimulando o desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade