Obras da Nova Entrada de Santos receberão R$ 25 milhões do Governo Federal

Os recursos serão destinados à realização das obras de drenagem da bacia do Rio Lenheiros, no Saboó, no lado da linha férrea

Comentar
Compartilhar
11 JUN 2019Por Da Reportagem18h26
As obras estão programadas para o ano de 2020. A assinatura dessa concessão será feita no final deste anoFoto: Divulgação/PMS

Investimento de R$ 25 milhões do Governo Federal nas obras da Nova Entrada de Santos foi anunciado na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Os recursos serão destinados à realização das obras de drenagem da bacia do Rio Lenheiros, no Saboó, no lado da linha férrea.

As obras estão programadas para o ano de 2020. A assinatura dessa concessão será feita no final deste ano.

A Prefeitura vem realizando diversas intervenções na entrada da Cidade para minimizar as enchentes e melhorar o trânsito nessa região. No bairro Saboó, uma das obras é a ampliação do pontilhão que passa embaixo das quatro pistas da Avenida Martins Fontes, para 11 metros de largura por 3 metros de profundidade (antes, media 7m x 2m). O objetivo é melhorar a drenagem desse bairro e seu entorno, eliminando um dos principais gargalos que provocam alagamentos.

E, para que esse trabalho fique completo, é fundamental que haja a continuidade do projeto pela MRS (área de competência federal) até a margem do Rio Lenheiros, ampliando o pontilhão interno que possui apenas duas tubulações de 1,20m de diâmetro e está sob a ferrovia da empresa. As águas do rio e o escoamento das chuvas devem ter a mesma vazão pelas tubulações dos dois lados do muro que separa a avenida da ferrovia.

Trecho pronto

O pontilhão da pista 1 (local) da Martins Fontes, localizado entre a Travessa Dois e a Rua Flamínio Levy, sentido bairro/Centro, que compõe esse sistema de drenagem, foi entregue em março deste ano.

A via recebeu melhorias como limpeza de galerias de drenagem, recuperação de duas galerias medindo 1,30m x 1,70m cada, dando maior vazão às águas das chuvas, pavimentação, novas guias, sarjetas, calçadas e iluminação.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância da atuação de várias esferas de Governo, dentro do Programa Nova Entrada de Santos. "Esta é uma importante sinalização da União, reconhecendo uma reivindicação que estamos fazendo há algum tempo. Estamos realizando uma série de intervenções na entrada da Cidade, incluindo a drenagem, que precisam deste complemento na área da União para funcionar plenamente. Essa intervenção precisa sair do papel e beneficiar a todos, acabando com os alagamentos naquele trecho".

O gestor do Programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos, e a deputada federal, Rosana Valle participaram da reunião com o ministro Tarcísio Freitas. "Essas obras irão diminuir as enchentes na entrada de Santos, um problema antigo e que afeta milhares de pessoas", afirmou a deputada Rosana.

Ramos, arquiteto responsável pela gestão do projeto, afirmou que o prazo para o início dessas obras se encaixa no cronograma que já está em andamento. "Estamos trabalhando intensamente para que a população possa usufruir o mais breve possível dos benefícios que essas intervenções vão trazer para todos".

Colunas

Contraponto