Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana em Cubatão, a Ecovias Imigrantes, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, iniciou uma importante obra na Ponte do Casqueiro, localizada no km 59 da rodovia Caminho do Mar (SP-148), entre Santos e Cubatão.
A intervenção ocorre por solicitação da Artesp em um trecho administrado pelo DER/SP, reforçando a parceria entre a iniciativa privada e o poder público.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro de 2026.
O projeto consiste na recuperação dos elementos estruturais e no reforço da fundação da ponte.
O grande diferencial estratégico da operação é a mobilização de uma balsa de apoio, que funciona como uma plataforma flutuante para perfuratrizes e equipamentos de alta precisão. Esta técnica permite que os trabalhos ocorram diretamente sob a estrutura, no ambiente aquático, garantindo a integridade da obra.
“Esta intervenção supera a manutenção convencional; trata-se de uma engenharia de precisão que restabelece a confiança e a fluidez em um local importante para a Baixada Santista”, destaca Maurício Dantonio, gerente de Engenharia da Ecovias Imigrantes. “O uso da balsa exemplifica como a expertise tecnológica potencializa as ações do Poder Público, entregando soluções ágeis e seguras para desafios estruturais complexos”.
Segurança e Mobilidade Local
Para garantir a execução plena dos serviços e a proteção das comunidades do entorno, o local está devidamente interditado e contará com sinalização reforçada até a conclusão dos trabalhos.
A atuação da Ecovias Imigrantes na Ponte do Casqueiro reafirma o compromisso da concessionária com o desenvolvimento socioeconômico de Cubatão e da Baixada Santista com a constante modernização dos acessos que compõem o Sistema Anchieta-Imigrantes.
