Cotidiano
Ao todo, foram fincadas 53 estacas de concreto com 35 metros de profundidade. Trinta e cinco delas foram cravadas no braço maior do Canal de Bertioga, oito no braço menor e outras dez na área destinada à fonte
Ao todo, foram fincadas 53 estacas de concreto com 35 metros de profundidade. Trinta e cinco delas foram cravadas no braço maior do Canal de Bertioga, oito no braço menor e outras dez na área destinada à fonte / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos concluiu nesta terça-feira (9) a etapa de estaqueamento para a construção de dois píeres e de uma fonte interativa no Portinho Caruara, na área continental.
Ao todo, foram fincadas 53 estacas de concreto com 35 metros de profundidade. Trinta e cinco delas foram cravadas no braço maior do Canal de Bertioga, oito no braço menor e outras dez na área destinada à fonte.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso, o reforço no solo era necessário para garantir a estabilidade das estruturas.
A instalação das estacas transfere a carga da construção para camadas mais resistentes, evitando recalques”, explicou. A empreiteira responsável já prepara agora a base do estacionamento que será pavimentado.
Continua depois da publicidade
De acordo com o engenheiro civil Nilson Barreiro, responsável pela supervisão, a finalização do estaqueamento marca o início da mobilização efetiva das equipes. A próxima fase prevê a reurbanização da área, que receberá espaços de lazer e turismo.
O projeto, que abrange 12,6 mil m², inclui pistas de skate e pump track, academia ao ar livre, playground, áreas verdes, contemplação e estacionamento. Um atracadouro flutuante acessível também faz parte do plano, voltado a fortalecer o ecoturismo local.
Caruara, a cerca de 55 km do Centro de Santos, é cercada por manguezais, trilhas e cachoeiras, além de manter viva a gastronomia e a cultura caiçara.
Continua depois da publicidade
Para o secretário Fabrício Cardoso, a iniciativa vai valorizar o patrimônio ambiental e cultural do bairro. “Esse complexo esportivo e de lazer vai requalificar Caruara como destino turístico”, disse.
Aproveite também e veja que uma outra obra milionária, em cidades pequenas, promete transformar economia no interior de SP.
A obra é executada pela TMK Engenharia S.A., vencedora da licitação, com investimento de R$ 11,7 milhões — dos quais R$ 9,7 milhões são repasses do governo estadual via Dadetur. A entrega está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.
Continua depois da publicidade