Cotidiano

Obra bilionária moderniza importante rodovia de SP na maior intervenção em 75 anos

Entre as novidades estão 21 pórticos de pedágio com tecnologia de passagem livre (free flow), cinco novos viadutos e ampliação das pistas expressas e marginais

Ana Clara Durazzo

Publicado em 13/11/2025 às 07:55

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A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo dos cerca de 350 mil veículos diários que utilizam o trecho / Rovena Rosa/Agência Brasil

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Com a conclusão das obras no trecho entre São Paulo e Arujá, a rodovia Presidente Dutra (BR-116) passa por sua maior transformação desde a inauguração, em 1951. A CCR RioSP, concessionária responsável pela via, investiu R$ 1,4 bilhão na modernização do corredor que conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e ao Rio de Janeiro.

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Entre as novidades estão 21 pórticos de pedágio com tecnologia de passagem livre (free flow), cinco novos viadutos e ampliação das pistas expressas e marginais. A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo dos cerca de 350 mil veículos diários que utilizam o trecho, especialmente nas ligações com a marginal Tietê, rodovia Fernão Dias e Hélio Smidt, principal acesso ao aeroporto.

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Viadutos imponentes e trânsito mais fluido

As mudanças são perceptíveis para quem trafega pela região. A nova alça de acesso à rodovia Hélio Smidt impressiona: a estrutura atinge 20,65 metros de altura e forma uma curva suspensa que conecta subida e descida. A via expressa também ganhou uma terceira faixa por sentido, enquanto a velocidade máxima no trecho foi reduzida de 110 km/h para 50 km/h em pontos de maior complexidade.

Segundo Denysson Canesso, gerente executivo de engenharia da CCR RioSP, o principal desafio foi desafogar um trecho historicamente congestionado.

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'Aquela região sempre foi muito complexa, com tráfego que cresce a cada ano. Era necessário dar fluidez a uma área já saturada', explica.

A concessionária estima que o novo traçado possa economizar até uma hora de viagem no trajeto de ida e volta até o aeroporto.

Pedágios de passagem livre e cobrança variável

Os 21 pórticos eletrônicos estão posicionados em todas as entradas e saídas entre a via expressa e as marginais, até o pedágio de Arujá. O novo sistema free flow permitirá que os veículos passem sem precisar parar — a cobrança será feita automaticamente, por leitura de placa ou tag.

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Por enquanto, o sistema está instalado, mas a cobrança ainda não começou. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que os valores e a data de início só serão definidos após deliberação da diretoria colegiada. A expectativa é que a tarifa seja dinâmica, com preço mais alto em horários de pico.

Motoristas que utilizarem somente a via expressa pagarão o pedágio físico de R$ 4,50, enquanto quem circular apenas pelas marginais não será tarifado.

Reações e polêmicas

Apesar dos avanços, o novo sistema gera discussões judiciais. A Prefeitura de Guarulhos entrou com ação contra a União pedindo a suspensão da cobrança no trecho urbano da cidade, alegando que o pedágio afetaria moradores que precisam circular entre bairros.

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Em outra decisão recente, a 6ª Vara Federal de Guarulhos atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e suspendeu a aplicação de multas a motoristas que deixarem de pagar as tarifas até que a situação seja regulamentada.

Mesmo com as controvérsias, representantes do setor de transporte veem avanços. Marinaldo dos Reis, diretor do SETCESP, avalia que as melhorias eram necessárias e trarão impacto positivo para o tráfego de cargas.

“Haverá melhora significativa, especialmente na chegada à marginal Tietê. Quando o Rodoanel Norte estiver concluído, a fluidez deve ser ainda maior”, afirma.

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O que vem pela frente

Além das obras na Grande São Paulo, a CCR RioSP também conduz melhorias em outros dois trechos da Dutra: entre Jacareí e São José dos Campos, com ampliação de faixas até 2025, e na Serra das Araras (RJ), onde estão sendo construídas novas pistas de subida e descida em um trecho de 8 km.

A expectativa é que as intervenções consolidem a nova fase da BR-116, uma das rodovias mais movimentadas do país — agora com infraestrutura moderna, iluminação em LED e tecnologia de cobrança automatizada que promete mudar o padrão de mobilidade entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

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