O objetivo da reunião foi integrar as equipes técnicas e administrativas envolvidas no projeto / Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma reunião de alinhamento inicial sobre o Túnel Santos-Guarujá foi realizada nesta quinta-feira (9), na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), reunindo representantes das prefeituras de Santos e Guarujá, da empresa Mota-Engil e de órgãos públicos estaduais e federais. O encontro marcou mais um passo nas tratativas para a implantação da ligação seca entre as duas cidades.
Orçado em R$ 6,8 bilhões, o projeto tem previsão de conclusão para 2030 e deve reduzir o tempo de travessia de cerca de uma hora para apenas cinco minutos, eliminando a dependência das balsas e os longos percursos rodoviários.
Continua depois da publicidade
O objetivo da reunião foi integrar as equipes técnicas e administrativas envolvidas no projeto, permitindo a troca de informações e o debate sobre diretrizes técnicas, ambientais e operacionais que orientarão o avanço das obras.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância da cooperação entre as esferas de governo e o setor privado.
Continua depois da publicidade
“Toda grande obra traz transtornos temporários, mas também grandes transformações. É fundamental que trabalhemos juntos — Prefeitura, Porto e Governos Estadual e Federal — para minimizar os impactos e garantir que os benefícios sejam amplamente sentidos pela população e pela economia regional”, afirmou.
Pomini também sugeriu a instalação de uma sala da Mota-Engil no Porto de Santos, para garantir o diálogo permanente durante as fases de planejamento e execução.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, ressaltou que o encontro foi essencial para alinhar expectativas e garantir transparência no processo.
Continua depois da publicidade
“Ainda estamos antes da assinatura do contrato, mas é importante reafirmar todas as premissas que nortearam o projeto. Queremos garantir que a população conheça os impactos e benefícios, não só do túnel, mas também das intervenções no entorno”, disse o prefeito.
Também participaram da reunião o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, e o assessor técnico Júlio Eduardo, que atuarão como representantes no processo de interlocução entre a empresa, a APS e os governos.
O diretor técnico da Mota-Engil, Ricardo Jorge Andrade, destacou a experiência internacional da empresa em obras de grande porte e a qualidade técnica dos estudos brasileiros.
Continua depois da publicidade
“Conhecemos bem o projeto e reconhecemos a excelência dos estudos desenvolvidos pelos técnicos locais. Vamos aprimorar o projeto com otimizações que reduzam o impacto no entorno e garantam o cumprimento dos prazos”, afirmou.
Segundo ele, a companhia também manterá foco em ações socioambientais voltadas à mitigação de impactos durante a execução.
“Nosso objetivo é desenvolver o túnel em diálogo constante com as comunidades e com o Porto, de forma integrada e transparente”, completou.
Continua depois da publicidade
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá, reforçou a necessidade de integração entre os entes públicos e a empresa executora.
“O sucesso dessa obra depende da manutenção dessa unidade e do diálogo permanente entre Governo Federal, Estado, prefeituras e a empresa. É uma intervenção que vai marcar os próximos 100 anos da Baixada Santista”, afirmou.
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, destacou o impacto econômico da futura ligação.
Continua depois da publicidade
“O túnel trará um ciclo de oportunidades, com geração de empregos e necessidade de capacitação profissional. Nossa prioridade será preparar a população para aproveitar ao máximo os benefícios dessa transformação logística”, disse.
A assinatura do contrato está prevista para a primeira quinzena de dezembro, seguida por uma série de reuniões técnicas específicas que abordarão aspectos operacionais, ambientais e de interface com o Porto.
A APS também anunciou que realizará análises de impacto sobre as operações portuárias, de modo a definir o momento ideal para intervenções e eventuais suspensões no canal, garantindo alinhamento com as operadoras e evitando prejuízos operacionais.
Continua depois da publicidade
Considerado um dos empreendimentos de infraestrutura mais estratégicos do Estado, o Túnel Santos-Guarujá promete transformar a mobilidade regional, fortalecer a economia local e otimizar a operação portuária.
A empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão em 5 de setembro de 2025, sendo responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos, por meio de uma parceria público-privada (PPP).
Será a primeira travessia submersa do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, conectando as duas cidades por uma via seca para veículos, pedestres e o VLT.
Continua depois da publicidade