Cotidiano

Obra bilionária é alvo de encontro entre prefeitos do litoral de SP

Orçado em R$ 6,8 bilhões, o projeto tem previsão de conclusão para 2030 e deve reduzir o tempo de travessia

Igor de Paiva

Publicado em 09/10/2025 às 21:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo da reunião foi integrar as equipes técnicas e administrativas envolvidas no projeto / Divulgação

Continua depois da publicidade

Uma reunião de alinhamento inicial sobre o Túnel Santos-Guarujá foi realizada nesta quinta-feira (9), na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), reunindo representantes das prefeituras de Santos e Guarujá, da empresa Mota-Engil e de órgãos públicos estaduais e federais. O encontro marcou mais um passo nas tratativas para a implantação da ligação seca entre as duas cidades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Orçado em R$ 6,8 bilhões, o projeto tem previsão de conclusão para 2030 e deve reduzir o tempo de travessia de cerca de uma hora para apenas cinco minutos, eliminando a dependência das balsas e os longos percursos rodoviários.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior túnel submerso do mundo terá 26,7 km de extensão e custo bilionário

• Com túnel Santos-Guarujá na lista, governo de SP busca orçamento bilionário para 2026

• MP investiga megaprojeto que prevê túnel histórico e nova ligação com o Litoral de SP

O objetivo da reunião foi integrar as equipes técnicas e administrativas envolvidas no projeto, permitindo a troca de informações e o debate sobre diretrizes técnicas, ambientais e operacionais que orientarão o avanço das obras.

Parceria institucional

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância da cooperação entre as esferas de governo e o setor privado.

Continua depois da publicidade

“Toda grande obra traz transtornos temporários, mas também grandes transformações. É fundamental que trabalhemos juntos — Prefeitura, Porto e Governos Estadual e Federal — para minimizar os impactos e garantir que os benefícios sejam amplamente sentidos pela população e pela economia regional”, afirmou.

Pomini também sugeriu a instalação de uma sala da Mota-Engil no Porto de Santos, para garantir o diálogo permanente durante as fases de planejamento e execução.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, ressaltou que o encontro foi essencial para alinhar expectativas e garantir transparência no processo.

Continua depois da publicidade

“Ainda estamos antes da assinatura do contrato, mas é importante reafirmar todas as premissas que nortearam o projeto. Queremos garantir que a população conheça os impactos e benefícios, não só do túnel, mas também das intervenções no entorno”, disse o prefeito.

Também participaram da reunião o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, e o assessor técnico Júlio Eduardo, que atuarão como representantes no processo de interlocução entre a empresa, a APS e os governos.

Experiência internacional

O diretor técnico da Mota-Engil, Ricardo Jorge Andrade, destacou a experiência internacional da empresa em obras de grande porte e a qualidade técnica dos estudos brasileiros.

Continua depois da publicidade

“Conhecemos bem o projeto e reconhecemos a excelência dos estudos desenvolvidos pelos técnicos locais. Vamos aprimorar o projeto com otimizações que reduzam o impacto no entorno e garantam o cumprimento dos prazos”, afirmou.

Segundo ele, a companhia também manterá foco em ações socioambientais voltadas à mitigação de impactos durante a execução.

“Nosso objetivo é desenvolver o túnel em diálogo constante com as comunidades e com o Porto, de forma integrada e transparente”, completou.

Continua depois da publicidade

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá, reforçou a necessidade de integração entre os entes públicos e a empresa executora.

“O sucesso dessa obra depende da manutenção dessa unidade e do diálogo permanente entre Governo Federal, Estado, prefeituras e a empresa. É uma intervenção que vai marcar os próximos 100 anos da Baixada Santista”, afirmou.

O prefeito de Guarujá, Farid Madi, destacou o impacto econômico da futura ligação.

Continua depois da publicidade

“O túnel trará um ciclo de oportunidades, com geração de empregos e necessidade de capacitação profissional. Nossa prioridade será preparar a população para aproveitar ao máximo os benefícios dessa transformação logística”, disse.

Próximos passos

A assinatura do contrato está prevista para a primeira quinzena de dezembro, seguida por uma série de reuniões técnicas específicas que abordarão aspectos operacionais, ambientais e de interface com o Porto.

A APS também anunciou que realizará análises de impacto sobre as operações portuárias, de modo a definir o momento ideal para intervenções e eventuais suspensões no canal, garantindo alinhamento com as operadoras e evitando prejuízos operacionais.

Continua depois da publicidade

Sobre o projeto

Considerado um dos empreendimentos de infraestrutura mais estratégicos do Estado, o Túnel Santos-Guarujá promete transformar a mobilidade regional, fortalecer a economia local e otimizar a operação portuária.

A empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão em 5 de setembro de 2025, sendo responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos, por meio de uma parceria público-privada (PPP).

Será a primeira travessia submersa do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, conectando as duas cidades por uma via seca para veículos, pedestres e o VLT.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software