X

Cotidiano

Obama reconhece crise na relação da polícia com negros nos Estados Unidos

Baltimore iniciou ontem à noite o toque de recolher por causa dos atos de vandalismo. As manifestações na cidade começaram há uma semana

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/04/2015 às 18:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente Barack Obama condenou ontem (28) os atos de violência em Baltimore, mas reconheceu que os Estados Unidos enfrentam uma crise na relação da polícia com a comunidade negra.

Baltimore iniciou ontem à noite o toque de recolher por causa dos atos de vandalismo. As manifestações na cidade começaram há uma semana depois da morte do jovem negro Freddie Gray, 25 anos, morto após ter sido ferido na coluna por um policial da cidade.

“O que aconteceu é inadmissível, não há desculpas”, disse Obama, mas ponderou que os “recentes acontecimentos levantam sérias questões sobre o policiamento das comunidades negras e um exame de consciência da nação”.

Durante a noite, lojas foram saqueadas, prédios incendiados. O número de policiais feridos chegou a 15 e o de pessoas detidas a 200. A Guarda Nacional está em Baltimore para evitar novos tumultos.

Barack Obama reconheceu a crise na relação da polícia com negros nos Estados Unidos (Foto: Associated Press)

Obama condenou a reação violenta da população, mas procurou avaliar a crise na relação entre policiais e comunidades negras. Ele lembrou o caso de Michael Brown, um adolescente negro morto ao ser sido atingido por disparo de um policial, em Ferguson.

Sobre os protestos, Barack Obama afirmou que os ativistas dos direitos civis e os manifestantes têm aspirações legítimas, mas cabe à polícia coibir atos de vandalismo e de violência.

Ele convocou a polícia a fazer um exame de consciência, assim como as comunidades negras. “Nós, como país, temos de fazer um exame de consciência. Isto não é novo. Isto vem acontecendo há décadas", concluiu Obama.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter