X

Cotidiano

Obama: proposta sobre NSA resolve preocupações

O governo deve propor esta semana que o Congresso reformule o programa de vigilância eletrônica para encerrar a prática governamental de coletar registros de milhões de americanos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/03/2014 às 17:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira em Haia, na Holanda, que a proposta de fazer as empresas de telefonia dos EUA armazenarem os dados de registro de chamadas telefônicas, que hoje são guardados pelo governo norte-americano, resolveria as preocupações do público sobre privacidade.

O governo Obama deve propor esta semana que o Congresso reformule o programa de vigilância eletrônica para encerrar a prática governamental de coletar registros de ligações de milhões de norte-americanos e armazená-los por cinco anos para que os dados possam ser acessados para finalidades de segurança nacional.

Detalhes do programa secreto de coleta de gravação de telefonemas do governo norte-americano foram revelados no ano passado pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, que permanece em Moscou, na Rússia, em asilo temporário.

O presidente Barack Obama disse que a proposta sobre a NSA resolve preocupações (Foto: Associated Press)

A expectativa é de que a Casa Branca proponha que os registros sejam mantidos por companhias telefônicas por 18 meses, o que a lei federal já prevê. A proposta foi revelada ontem pelo jornal The New York Times. O plano do presidente exigiria ações do Congresso norte-americano, algo que até agora parece improvável. Há várias propostas concorrentes sobre como reformar o programa de coleta de registros telefônicos. Há diferenças de opinião mesmo dentro dos partidos políticos sobre como fazer isso.

O programa de coleta de registros de ligações telefônicas em massa deve expirar no próximo verão (do Hemisfério Norte). Se o Congresso não conseguir concordar com alterações antes disso, o programa será encerrado por completo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter