X

Cotidiano

Obama fala da inspiração em Mandela e enaltece as qualidades do sul-africano

Segundo ele, Mandela foi um dos mais "influentes, corajosos e profundamente bons seres humanos como qual qualquer um de nós poderá conviver nesta Terra

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/12/2013 às 23:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama disse nesta quinta-feira, 5, que se inspirou nas palavras e nos escritos de Nelson Mandela e que não pode imaginar sua própria vida sem considerar o exemplo dado pelo líder sul-africano.

"Minha primeira ação política, a primeira coisa que fiz que envolvia uma nação, uma política pública ou a política foi protestar contra o apartheid", lembrou Obama em pronunciamento na Casa Branca sobre a morte do líder sul-africano. "Eu sou um dos incontáveis dos milhões que se inspiraram na vida de Nelson Mandela."

Segundo ele, Mandela foi um dos mais "influentes, corajosos e profundamente bons seres humanos como qual qualquer um de nós poderá conviver nesta Terra". A existência de outro líder como ele é improvável, falou Obama. Mas o seu exemplo deve continuar a guiar a todos, ponderou.

"Por enquanto, vamos parar e agradecer o fato de que Nelson Mandela viveu - um homem que tomou a história em suas mãos e inclinou o arco moral do universo na direção da justiça." Obama afirmou que Mandela defendeu uma sociedade livre e democrática, na qual todos vivam em harmonia e tenham oportunidades iguais. "Nelson Mandela viveu por esse ideal e o fez real. Ele conquistou mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

Barack Obama disse que se inspirou nas palavras e nos escritos de Nelson Mandela (Foto: Associated Press)

O presidente ressaltou a reconciliação do antigo prisioneiro político com os que o mantiveram encarcerado por 26 anos. "O dia em que ele foi libertado da prisão deu um sentido do que seres humanos podem fazer quando são guiados por suas esperanças e não pelos seus medos."

Como muitos que se manifestaram ontem, Obama apontou a leveza com que Mandela enfrentou seu destino. "O fato de que ele fez tudo com graça, com bom humor e com a habilidade de reconhecer suas próprias imperfeições só faz com que o homem seja ainda mais extraordinário. Como ele disse uma vez: 'Eu não sou um santo, a menos que você ache que um santo é um pecador que continua tentando'."

Obama disse que continuará a se inspirar pelo exemplo de Mandela: "Enquanto eu viver, farei o que puder para aprender com ele". Falando à população da África do Sul, o presidente americano elogiou o exemplo de "renovação, reconciliação e resiliência" dado pelo país.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter