Cotidiano
Uma afiliada quebrou a tradição de décadas e tirou os clássicos filmes do ar; entenda o motivo por trás da programação local que ignora a atração nacional
Este é o antigo logo da 'Sessão da Tarde', exibido na TV Globo / Divulgação
Continua depois da publicidade
O estado do Acre detém um título curioso no cenário televisivo brasileiro: é o único do país onde a afiliada da Globo, a Rede Amazônica Acre, optou por não exibir o clássico "Sessão da Tarde".
A ausência do tradicional filme vespertino é resultado de uma estratégia de grade local que começou a se consolidar nos últimos anos, por volta de 2024 e 2025. Segundo reportagens locais e fontes do mercado, a mudança ocorre principalmente para dar espaço a uma programação regionalizada.
Continua depois da publicidade
Em vez de curtir clássicos de Hollywood, o público do Acre tem acesso, no horário da "Sessão da Tarde", a uma faixa extra do "Jornal do Acre", com jornalismo e entretenimento produzido localmente, como noticiários e programas com foco em informações do estado.
A emissora local tem feito investimentos em conteúdo próprio, reforçando a grade com a intenção de aumentar o engajamento com temas e notícias pertinentes à região.
Continua depois da publicidade
Essa decisão reflete a busca da afiliada por uma programação que dialogue mais diretamente com os interesses e fusos horários da região, um movimento incomum, já que a "Sessão da Tarde" é um dos programas mais longevos e icônicos da televisão brasileira.
A capital, Rio Branco, inclusive, recentemente ganhou um serviço de medição de audiência em tempo real, o que pode ter incentivado a Globo e a Rede Amazônica a investirem em ajustes estratégicos na programação local.