X

Cotidiano

O que fazer ao encontrar um morcego dentro de casa em Santos?

A maior parte deles se alimenta de frutas e insetos, mas, especialmente na área continental, em que há ecossistema preservado, habitam os que se alimentam de sangue)

Da Reportagem

Publicado em 04/06/2019 às 18:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Abrir as janelas é a melhor opção para que o animal vá embora / Divulgação/PMS

Você sabe como agir se um morcego entrar na sua casa? E se encontrar esse animal morto? A recomendação da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) é jamais manipular o mamífero – além da raiva, ele pode transmitir micose e causar problemas respiratórios.

De hábito noturno, dificilmente um morcego entrará em um ambiente iluminado, mas pode ocorrer de procurar um espaço doméstico que esteja escuro (em especial forros, lajes, sótãos, porões, caixas de ar-condicionado, calhas, ambientes abandonados, entre outros).

Abrir as janelas é a melhor opção para que o animal vá embora. Caso ele caia no chão, pode-se fazer a captura utilizando um balde ou uma caixa de papelão. Na sequência, a Sevicoz deve ser acionada para a remoção.

Caso um morcego seja encontrado morto, a Sevicoz também deve ser procurada, pois é o setor responsável por retirá-lo e encaminhá-lo para análise no Instituto Pasteur, referência para a investigação de casos de raiva – doença que pode acometer morcegos, cães e humanos e é transmitida por meio da saliva de animal contaminado. De 2017 para cá, 18 morcegos mortos encontrados em Santos foram enviados para análise (6 por ano) e todos os resultados foram negativos para a doença.

Em Santos, a maior parte dos morcegos se alimenta de frutas e insetos, mas, especialmente na área continental, em que há ecossistema preservado, habitam animais hematófagos (que se alimentam de sangue).

"Caso uma pessoa seja mordida por morcego, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica", informa  Boanerges Oliveira, agente de zoonoses.

Importantes

Apesar dos cuidados que a população deve ter, a espécie tem importante função na natureza. Os morcegos são controladores de insetos, capazes de ingerir mais de 200 em poucos minutos. São também polinizadores, podendo espalhar mais de 500 sementes em apenas uma noite. Protegidos pelas leis federais 5.197/67 e 9.605/98, não podem ser alvo de maus-tratos.

Solicitações para a retirada de morcegos devem ser feitas à Sevicoz pelos telefones 3257-8032 e 3257-8044, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter