Cotidiano
Conhecida como língua branca ou língua saburrosa, geralmente está relacionada a hábitos de higiene bucal, mas em alguns casos pode indicar problemas de saúde que exigem atenção
A aparência esbranquiçada ocorre pelo acúmulo de bactérias, fungos, restos de alimentos e células mortas entre as papilas gustativas / Freepik
Continua depois da publicidade
A presença de uma camada esbranquiçada na língua pode assustar, mas é uma condição bastante comum. Conhecida como língua branca ou língua saburrosa, geralmente está relacionada a hábitos de higiene bucal, mas em alguns casos pode indicar problemas de saúde que exigem atenção.
A aparência esbranquiçada ocorre pelo acúmulo de bactérias, fungos, restos de alimentos e células mortas entre as papilas gustativas. Embora muitas vezes seja inofensiva, pode também sinalizar doenças como candidíase oral, deficiências nutricionais ou até problemas sistêmicos, como diabetes ou doenças autoimunes.
Continua depois da publicidade
Má higiene oral: ausência de limpeza da língua favorece o acúmulo de microrganismos.
Desidratação: pouca ingestão de água resseca a boca e aumenta a placa lingual.
Continua depois da publicidade
Tabagismo e álcool: prejudicam a mucosa e favorecem lesões.
Candidíase oral: infecção fúngica que se manifesta como placas brancas.
Síndrome da boca seca: falta de saliva contribui para o problema.
Continua depois da publicidade
Deficiências nutricionais: falta de ferro ou vitamina B12 pode alterar a aparência da língua.
Doenças mais graves: em casos raros, pode estar associada a leucoplasia, HIV ou problemas da tireoide.
O primeiro passo é investir em higiene bucal adequada:
Continua depois da publicidade
escovar dentes e língua regularmente;
usar raspador de língua;
incluir enxaguantes antibacterianos na rotina.
Continua depois da publicidade
Além disso, hidratar-se bem, ter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de cigarro e álcool ajudam a prevenir a condição.
Nos casos de infecção persistente ou dor, é essencial procurar dentista ou médico. Quando relacionada à candidíase, por exemplo, o tratamento pode incluir antifúngicos prescritos por profissionais de saúde.
A boca reflete muito da saúde geral. Negligenciar sinais como a língua branca pode abrir espaço para problemas como mau hálito, cáries e doenças periodontais. Além disso, alterações persistentes podem ser indício de desequilíbrios internos.
Continua depois da publicidade
Em resumo: a língua branca é, na maioria das vezes, resultado de má higiene ou desidratação, mas se persistir por mais de duas semanas ou vier acompanhada de outros sintomas, merece avaliação médica.