Cotidiano

O futuro da pasta da Cultura em São Vicente e em Cubatão

Candidatos da região registram propostas para o setor para os próximos quatro anos

Rafaella Martinez

Publicado em 04/09/2016 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Teatro Municipal de São Vicente / Arquivo/DL

Continua depois da publicidade

Quais as propostas dos prefeituráveis da Baixada Santista para a pasta de Cultura nos próximos quatro anos? O Diário do Litoral analisou os registros dos planos de governo, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e publica, a partir deste domingo, as principais propostas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em São Vicente, com exceção dos candidatos Alfredo Martins (PT) e Marcelo Omena (PCO), todos os demais postulantes registraram propostas específicas para a pasta.

Continua depois da publicidade

          

Os aspectos citados na maior parte dos planos de governo foram a construção do Teatro Municipal de São Vicente e a construção de novos espaços culturais no município. Todos os candidatos também têm propostas para descentralização de cultura e o fortalecimento da arte na Área Continental da cidade.

Continua depois da publicidade

São Vicente foi a primeira cidade da região a elaborar o Plano Municipal de Cultura e promulgar a lei do Sistema Municipal de Cultura. Ambas as legislações foram aprovadas em novembro de 2015 na cidade. No entanto, nenhum dos candidatos incluiu, em seus planos de governo, a implantação efetiva das medidas estabelecidas no plano.

Divergências

Parte dos planos de governo não possuem especificações de como as propostas serão executadas.
Davi Morgado (PSC) não estabelece os moldes de um possível convênio da Prefeitura Municipal com o Instituto Histórico e Geográfico.

Continua depois da publicidade

Candidato da Rede à Prefeitura de São Vicente, Kayo Amado registrou em seu plano a instituição do Sistema Municipal de Cultura, projeto que já foi aprovado em novembro passado na Câmara Municipal. O projeto de criação de um cinema público na Área Continental também já está em andamento, com as obras do Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes no Humaitá.

Continua depois da publicidade

Fernando Bispo (PR) e Luciano Batista (PTB) transcreveram exatamente a mesma proposta em seus planos: ‘Promover exposição do acervo de obras da Prefeitura em mostras fixas e itinerantes nos diversos equipamentos públicos’. Batista também ressalta em seu plano a proposta de reabrir a Biblioteca Municipal, que nunca esteve fechada.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

 

Planos de governo

Todos os candidatos devem registrar os planos de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As propostas para todas as áreas de todos os candidatos do País podem ser consultadas no site: http://www.tse.jus.br/.

Continua depois da publicidade

Revitalização do Teatro Municipal é destaque dos programas em Cubatão

Em Cubatão, o único candidato que não protocolou propostas específicas para a Cultura no plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é Fábio Inácio (PT).

Continua depois da publicidade

A reativação do Teatro Municipal e a reabertura da Biblioteca Municipal são temas constantemente citados na maior parte dos planos de governo registrados no TSE.

No plano de governo do postulante Doda (PSB), a criação de um centro multicultural nos moldes do Arena Santos é citada.

A implantação do Sistema Municipal de Cultura em Cubatão consta nas propostas dos candidatos Ademário (PSDB) e Wagner Moura (PMDB).

O candidato Dinho Heliodoro (SD) propõe a reestruturação e fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura, através de discussão com a participação da classe artística e agentes de cultura local.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software