Cotidiano

O futuro chegou: melhor cidade para viver no Brasil testa seu 1º carro voador

O município alia tranquilidade, renda elevada e infraestrutura completa ao pioneirismo no desenvolvimento de carros voadores

Ana Clara Durazzo

Publicado em 01/09/2025 às 14:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

É no município que a Embraer desenvolve e testa protótipos de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical / Freepik

Continua depois da publicidade

Com pouco menos de 5 mil habitantes, Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, é uma cidade pequena em tamanho, mas gigante em qualidade de vida e inovação tecnológica. Reconhecida como a 'Capital Nacional da Qualidade de Vida' e eleita pelo Índice de Progresso Social (IPS) como a melhor cidade para se viver no Brasil, o município alia tranquilidade, renda elevada e infraestrutura completa ao pioneirismo no desenvolvimento de carros voadores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Qualidade de vida exemplar

O município tem IDH de 0,719, renda média de 5,2 salários mínimos (superior à média nacional de 2,3) e um dos maiores PIBs per capita do país, ultrapassando R$ 177 mil. A cidade conta com 100% de saneamento básico, baixa criminalidade e investimentos em saúde e educação que superam a média nacional.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Pequena cidade do interior tem média salarial mais alta que a do Brasil e a de SP

• Cidade do interior de São Paulo vem crescendo e se tornando uma das melhores do Brasil

• Conheça a cidade no Interior de SP que foi eleita a melhor para se viver no Brasil

Além disso, o custo de vida é cerca de 40% menor que na capital paulista, com serviços públicos eficientes e aluguéis mais acessíveis.

Carros voadores no interior paulista

Gavião Peixoto também se tornou referência mundial em mobilidade aérea avançada. É no município que a Embraer, por meio da Eve Air Mobility, desenvolve e testa protótipos de eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), popularmente chamados de carros voadores.

Continua depois da publicidade

O primeiro protótipo em escala real já foi revelado e a expectativa é que os modelos comecem a ser entregues na segunda metade desta década, colocando o Brasil no mapa da inovação aeroespacial.

Economia movida pela aviação

A presença da Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, sustenta a economia local. No município, funciona a unidade responsável pela fabricação do caça Gripen, em parceria com a empresa sueca Saab, além de testes de aeronaves civis e militares na maior pista asfaltada das Américas, com 4.967 metros.

Cultura, história e lazer

Apesar do perfil tecnológico, Gavião Peixoto preserva tradições. O Cemitério Russo mantém viva a memória da imigração após a Revolução de 1917. A cidade também celebra anualmente a Festa de São José, reúne moradores na Praça Central Antônio Martins e oferece áreas verdes como o Jardim Paraíso, ideal para famílias.

Continua depois da publicidade

Na gastronomia, influências russas se mesclam à culinária paulista, tornando a experiência local única.

Um futuro promissor

Entre qualidade de vida, inovação e tradição, Gavião Peixoto mostra que é possível ser, ao mesmo tempo, um oásis de bem-estar e um laboratório de tecnologia futurista.

Enquanto se consolida como a melhor cidade para se viver no país, o município também pavimenta o futuro da mobilidade aérea, abrigando os primeiros carros voadores brasileiros.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software