X

Cotidiano

Nurex comemora 30 anos de atuação em Santos e divulga planos para a segunda sede

Entidade promoveassistência e reabilitação gratuita de crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais diagnosticadas com deficiências múltiplas e autismo

Da Reportagem

Publicado em 30/07/2020 às 16:58

Atualizado em 30/07/2020 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (Nurex) é uma entidade civil comunitária e filantrópica sem fins lucrativos / Divulgação

O Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (Nurex), entidade comunitária, filantrópica, sem fins lucrativos e que promove e apoia a assistência e reabilitação das crianças adolescentes e adultos com necessidades educativas especiais diagnosticadas com deficiências múltiplas e autismo, chega ao seu 30º aniversário de fundação no próximo dia 04 de agosto (terça-feira) com a expectativa da construção da sua segunda unidade na cidade de Santos.

Essa possibilidade começou a ser planejada um pouco antes da pandemia,quando a entidade recebeu por meio de uma doação, dois terrenos localizados na Rua Silva Jardim, no bairro do Macuco, com aproximadamente 500m2 de área disponível. Neste local, a atual diretoria pretende construir o novo “Centro Dia”, destinado para a convivência entre jovens e adultos com deficiências múltiplas e autismo, além de um residencial, em um dos andares do prédio, para aqueles assistidos que ficarem órfãos.

“Esse é um sonho antigo de alguns dos nossos diretores no qual pretendemos colocar em prática o quanto antes. Todavia, após o recebimento desta significativa doação do terreno, teremos que iniciar um novo projeto para angariarmos fundos para a construção desta nova sede”, explica o atual presidente do Nurex, o advogado Célio Dias Sales.

O Nurex foi fundado em 1990 por oito mães de crianças especiais que sentiam falta de uma escola que desse suporte aos seus filhos e suas deficiências. Assim, o núcleo começou com o apoio da comunidade, de maneira bem tímida, e foi crescendo aos poucos, chegando a um número significativo de alunos atendidos.

Neste momento, o Nurexconseguiu subsídios importantes junto aos órgãos municipais, e principalmente, junto a Prefeitura Municipal de Santos que reconheceu o trabalho realizado, tanto na área de desenvolvimento pedagógico, quanto na área de saúde.

No ano de 2005, a entidade deu mais um grande passo para o estabelecimento de seus trabalhos ao construir sua própria sede na Rua Campos Mello, 319, no bairro do Macuco, por meio de um terreno doado pelo Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo – Settaport, assim como de doações diversas para a construção do local, divididos entre os pisos térreos, primeiro e segundo andares, com salas especiais de fisioterapia, salas de aula, da psicologia, diretoria pedagógica e assistência social.

Atualmente, o núcleo conta com 40 colaboradores registrados e cerca de 40 voluntárias trabalhando na confecção de artesanatos noateliê para serem vendidos nos brechós e em feiras e auxiliar na arrecadação da entidade.

Ex-voluntário, o advogado Célio Dias Sales é o terceiro presidente eleito da entidade e cumpre o mandato durante o quadriênio 2018-2022. Anteriormente o Nurex teve como presidentes,Solange Quirino de Veiga Lucena (1996 – 2018) e Maria do Carmo Duarte de Lima (1990 – 1996).

O Nurex na pandemia

Uma das grandes problemáticas neste momento de pandemia tem sido a impossibilidade da realização dos eventos beneficentes, que auxiliam na arrecadação de recursos para a entidade. Segundo o presidente Célio Dias Sales, 83% da renda é subsidiado pela prefeitura, em virtude do trabalho prestado para a população santista, entretanto os outros 17%, advém dos eventosque a entidade realiza visando complementar as despesas do mês.

“Com a pandemia, vários dos nossos eventos, incluindo o Inverno Quenterealizado pela Prefeitura de Santos e que auxiliam muito na nossa manutençãoacabaram não acontecendo. Por isso, estamos sentindo essa queda abrupta e inédita na receita da entidade”, ressalta o presidente.

Já a ausência dos alunos é outro problema apontado pelo mandatário do Nurex neste período de isolamento social. “Muitos deles sentem a falta de estar na escola. Elespassam uma parte do dia, tem a alimentação, tem um atendimento de toda equipe, para não citar só a pedagógica,mas da administrativa e da limpeza. As crianças são atendidas com muito amor, que é o grande diferencial da entidade. O amor que todos têm com aqueles que atendemos. As classes são bem limitadas em número de alunos, com uma professora e uma auxiliar para dar o máximo de atenção para eles”, salienta Sales.

O Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paula (Nurex) está localizado na Rua Campos Melo, 319, Macuco, em Santos. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (13) 99129-8554.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter