X

Cotidiano

Número de refugiados sírios supera 400 mil

Só nas últimas 24 horas, mais de 11 mil fugiram dos conflitos.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/11/2012 às 11:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 11 mil sírios fugiram da guerra civil em seu país nas últimas 24 horas, informa o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Trata-se de um raro aumento acentuado no fluxo de refugiados, avalia a entidade.

Alguns sírios estavam tão desesperados para sair do país que escalaram cercas de arame farpado para entrar na Turquia em Ceylanpinar, cidade turca que confina com a província síria de Al-Hasakah. Idosos, homens e mulheres adultas carregavam crianças nas costas enquanto escalavam a cerca de arame farpado e saíam da Síria, observados por soldados turcos. O número de refugiados sírios, agora, supera 400 mil, disse o Acnur.

Também ontem, combates entre insurgentes sírios e soldados do governo em Ras al-Ain, cidade síria que fica na fronteira, ao lado de Ceylanpinar, deixou pelo menos 20 soldados mortos, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo opositor sediado em Londres.
 
O Observatório informou, citando a agência France Presse (AFP), que 26 soldados e rebeldes morreram em combates em Ras al-Aind, que fica na província de Al-Hasakah. O local é um dos últimos dois postos fronteiriços com a Turquia ainda controlados por soldados de Bashar Assad.
 
Panos Moumtzis, porta-voz do Acnur em Genebra, disse que agora o número de refugiados sírios na Turquia é de 120 mil. "Essas pessoas fugiram dos combates entre o Exército Livre da Síria (ELS) e o governo da Síria", incluídos mais de 70 que escaparam feridos para a Turquia e morreram nos últimos dois dias nos hospitais da província de Sanliurfa", disse Adrian Edwards, porta-voz do Acnur. 

Mais de 5 mil sírios cruzaram a fronteira durante a madrugada para fugir da onda de violência em seu país (Foto: AE)
 
Fome 
 
O número de pessoas dentro da Síria que precisarão de ajuda emergencial para se alimentar deverá crescer para mais de quatro milhões no começo de 2013, bem acima dos atuais 2,5 milhões, alertou ontem o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (Ocha, pela sigla em inglês).
 
"No começo do próximo ano, nós prevemos que o número de pessoas em dificuldades excederá quatro milhões, acima dos 2,5 milhões.. isso só aumentará em termos de sofrimento humanitário", disse John Ging, chefe do Ocha em Genebra.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter