X

Cotidiano

Número de mortos no terremoto do Chile sobe para seis

De acordo com o ministro do Interior chileno, Rodrigo Penailillo, a sexta vítima é uma mulher que morreu em consequência de uma queda. O balanço anterior registrava cinco mortos

Publicado em 02/04/2014 às 10:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O número de mortos no tremor de 8,2 de magnitude na escala Richter, que abalou o norte do Chile, aumentou para seis e o alerta de tsunami foi emitido, anunciaram hoje (2) as autoridades. De acordo com o ministro do Interior chileno, Rodrigo Penailillo, a sexta vítima é uma mulher que morreu em consequência de uma queda. O balanço anterior registrava cinco mortos.

O terremoto teve o epicentro localizado no mar, a sudoeste de Iquique e a cerca de 1.850 quilômetros de Santiago, na região de Tarapacá.

Cerca de 900 mil pessoas foram retiradas para as áreas altas da cidade, depois de ter sido dado o alerta de tsunami. O ministro destacou que a operação decorreu de forma exemplar, com ordem e tranquilidade.

A ordem de evacuação incluiu todas as localidades costeiras chilenas. As autoridades decretaram também a suspensão, nas mesmas regiões, das aulas nessa terça-feira.

O terremoto teve o epicentro localizado no mar, a sudoeste de Iquique e a cerca de 1.850 quilômetros de Santiago (Foto: Cristian Viveros/Associated Press/Estadão Conteúdo)

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada emitiu o alerta de tsunami para todo o país.

O tremor dessa terça-feira ocorreu após intensa atividade sísmica na região, na fronteira com o Peru e a Bolívia, desde 16 de março, causada pelo choque entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana. Durante a noite e a madrugada foram registrados mais de 20 tremores.

A atividade das placas de Nazca e Sul-Americana causou pelo menos um terremoto de grande magnitude em cada século na região, tendo o último ocorrido em 1877.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter