X

Cotidiano

Número de mortes no trânsito reduz quase 50% em um ano em Santos

No ano passado foram registrados 28 óbitos, contra 54 em 2012. O resultado indica que a cidade segue a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/06/2014 às 18:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com a Polícia Militar, aponta que o número de mortes no trânsito em Santos caiu 48% em 2013 comparando com o ano anterior. O resultado indica que a cidade segue a meta estipulada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) que visa reduzir em até 50% os acidentes fatais no trânsito entre 2011 e 2020.

No ano passado foram registrados 28 óbitos, contra 54 em 2012. “É um indicador altamente positivo, pois enquanto no Brasil o índice de acidentes com mortes aumenta, em Santos esse número diminui e se aproxima do objetivo definido pela OMS”, afirma o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrando que Santos também participa do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada), programa ligado ao Governo Federal.

Para ele, o declínio dos números de acidentes e mortes no trânsito se deve a ações implementadas pela CET em âmbito educativo, fiscalização e de engenharia de tráfego.

O número de mortes no trânsito em Santos caiu 48% (Foto: Matheus Tagé/DL)

“Campanhas como a 'Faixa Viva' e ação nas escolas desde a educação infantil vêm surtindo efeito em termos de conscientização; além disso, medidas como a ampliação do quadro de agentes para auxiliar nas operações do trânsito e a redução de velocidade controlada pelos radares e as blitze em conjunto com a Polícia Militar, também contribuem para esses resultados”.

Fazem parte ainda do rol de medidas para melhorar o trânsito a construção de ciclovias, alterações de mão de direção, inclusão de minirrotatórias e a implantação de rotas de fluidez.

O balanço registra também queda em outros indicadores. As mortes com pedestres, por exemplo, caíram de 18 para 16 resultando (diminuição de 11%). As vítimas fatais envolvendo ciclistas cairam de 4 para 1 (-75%) e de motociclistas, de 24 para 10 (-58%).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter