Cotidiano

Número de imóveis sem luz volta a subir com nova chuvarada em São Paulo

A capital lidera os desligamentos e cidades da região têm índices críticos enquanto nova instabilidade ameaça agravar cenário

Giovanna Camiotto

Publicado em 12/12/2025 às 17:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A concessionária Enel atribui a oscilação à complexidade dos trechos mais afetados pelas chuvas / Pexels

Continua depois da publicidade

A chuva que voltou a atingir a Grande São Paulo nesta sexta-feira (12) agravou o quadro de apagões provocado pelo ciclone extratropical da última quarta (10). Segundo a Enel, o número de clientes sem energia subiu de 633 mil para 648,9 mil entre 14h17 e 15h32, cerca de 7,63% de toda a área de concessão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na capital, 475.097 imóveis permanecem no escuro (8,18% da cidade). A concessionária atribui a oscilação à complexidade dos trechos mais afetados, que exigem reconstrução completa da rede, agora prejudicada por um novo período de instabilidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarda-chuva ou protetor solar? Previsão da semana promete um verdadeiro 'plot twist'

• Levar ou não o guarda-chuva: afinal de contas, ainda vai chover no litoral hoje e amanhã?

• Rodovias entre o litoral e SP têm lentidão, atrasos e até pontos com chuva

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta para pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ao longo do dia, aumentando o risco de novos alagamentos e quedas de árvores sobre estruturas já fragilizadas.

Na Grande São Paulo, Juquitiba registra o cenário mais crítico, com 39,48% do município sem luz. Também enfrentam apagões maciços Embu das Artes (22,43%), Embu-Guaçu (20,57%) e Itapecerica da Serra (18,02%). Entre os grandes municípios, São Bernardo do Campo soma 21.954 desligamentos, seguido por Cotia (20.152), Santo André (12.197) e Osasco (8.070).

Continua depois da publicidade

Tenha cuidado!

Embora o ciclone já esteja se afastando pelo Atlântico, uma nova frente de instabilidade vinda do Paraguai preocupa meteorologistas. A Climatempo alerta para volumes que podem superar a média de todo dezembro em apenas três dias, ampliando riscos de enxurradas e deslizamentos. O Inmet mantém alerta de “perigo potencial” especialmente na bacia do Rio Paranapanema.

O abastecimento de água também segue afetado na capital e na região metropolitana devido à falta de energia em sistemas de bombeamento. Segundo a Sabesp, áreas como Parelheiros, Vila Romana e Parque do Carmo continuam prejudicadas. Em municípios como Guarulhos, Francisco Morato e Caieiras, a recuperação depende da estabilidade da rede elétrica, que pode levar até 48 horas após o religamento.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software