X

Cotidiano

Número de farmácias na Baixada Santista cresce quase 40%

Academias também acompanham ritmo. Para antropólogo, comportamento da sociedade influencia os setores

Vanessa Pimentel

Publicado em 27/06/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No paradoxo entre saúde e doença, uma imagem representa bem essa relação: um prédio de esquina abriga no térreo uma farmácia e no andar de cima, uma academia / Matheus Tagé/DL

O número de farmácias que têm sido abertas na Baixada Santista tem chamado a atenção, tanto que já virou piada nas redes sociais, conversas informais nos bares caiçaras e filas de banco. O papo tem razão de ser: segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), existiam em 2012 na Região, 4.607 farmácias. Em 2016, esse número subiu para 6.409, um aumento de quase 40%.

Segundo a RD – empresa que administra as marcas Droga Raia e Drogasil, maior rede do setor farmacêutico no país, a qualidade das lojas - locadas em bons pontos e com amplos estacionamentos - estrutura logística e produtos que vão além de remédios, são fatores que impulsionam o crescimento e atraem mais clientes. Só na Baixada Santista, já são 28 lojas Droga Raia e 19 unidades da Drogasil.

Sem crise para o setor, quem caminha pela Avenida Presidente Wilson, em São Vicente, nota isso facilmente. Em um trecho da via citada de pouco mais de 900 metros, a Reportagem contou oito farmácias - se incluirmos as que são visíveis pelo entorno, sobe para 11.

Mas, por que será que mesmo com a economia balançada dos últimos anos, o nicho se expande sem dificuldade?  Para o antropólogo Darrell Champlin, o comportamento da sociedade atual é um dos fatores que mais influencia nesse cenário. “Você conhece alguém que para curar uma dor de cabeça toma um banho alongado ou faz 20 minutos de meditação? É mais fácil tomar um Advil”, explica.

Darrell acredita que a busca pelas soluções instantâneas para os problemas da vida faz crescer o conceito de farmácia. “Você vai ao médico e ele olha para o resultado dos exames e não para o paciente. E aí vem uma caixinha que resolve tudo de forma rápida e se encontra em cada esquina. Tem fórmula para tudo”, justifica o antropólogo.

A internet também seria responsável por esta mudança no comportamento humano. Segundo ele, a velocidade com que as coisas acontecem no mundo virtual acaba sendo comparada com o tempo que as coisas levam na vida real, por isso, a busca por soluções rápidas, como tomar um remédio ao invés de analisar o que está causando determinado desconforto, principalmente quando os sintomas são psicológicos, ganha cada vez mais adeptos.

Academias

Outro setor que parece estar acompanhando o ritmo de crescimento das farmácias são as academias. De acordo com um estudo do Sebrae realizado há dois anos, o Brasil é o segundo país com o maior número de academias de ginástica no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Novamente, na Avenida Presidente Wilson, é possível ver, de fato, que o mercado fitness cresce sem medo da concorrência. No mesmo trecho citado da referida via no início do texto, somam-se cinco academias – mais quatro em ruas paralelas.

No paradoxo entre saúde e doença, uma imagem representa bem essa relação: um prédio de esquina abriga no térreo uma farmácia e no andar de cima, uma academia.

Para Maricene Zogbi, gerente da academia Just Fit em São Vicente, o desenvolvimento do mercado fitness é resultado da busca pela saúde e não mais pelo corpo perfeito, apenas. “Hoje em dia as academias não são só locais para fazer exercícios. Existe o envolvimento e a indicação de diversos profissionais da área da saúde, do nutricionista ao cardiologista”, explica.  

Para se destacar em meio à concorrência, ela diz que investe na qualidade do atendimento e no treinamento personalizado de acordo com a faixa etária do cliente. “Ser simpático, atencioso e acompanhar o desenvolvimento do aluno gera um clima de amizade. Eles se apegam aos professores e daí não trocam mais”, brinca ela.  

Já para Darrell, a busca pelo corpo perfeito, aliada a pressão imposta pela indústria da beleza são os verdadeiros motivos do crescimento do setor fitness.

“Ao contrário das soluções em curto prazo vendidas nas farmácias, a academia vende um serviço que precisa de mais tempo para mostrar resultados. Porém, em algum momento, os dois nichos se encontram já que os mais ansiosos tomam substâncias para acelerar o processo de torneamento do corpo. O consumo dessas substâncias afeta o rim, o fígado e aí entram os remédios. É um ciclo que começa pela venda da perfeição na internet”, explica.

Para ele, o argumento de que as academias crescem devido à busca pela saúde é fraco. “Com certeza existem aqueles que se exercitam para melhorar a saúde, mas a maioria está lá para ter um corpo que a sociedade obriga, para ser aceito e se aceitar, não é uma relação tão saudável assim e passa longe do que é ter saúde”, explica.

Sobre as academias que ficam abertas 24 horas, Darrell diz que o hábito diminui a qualidade do padrão do sono. “Como esse fenômeno é comportamental, há demanda para o mercado e os empresários já notaram, por isso oferecem esse serviço. Mas, quem busca hábitos que melhorem a qualidade de vida sabe que dormir bem é um dos principais. Se você agita o corpo na hora em que deveria relaxar, consequentemente dormirá mal. Dormir mal traz sintomas de ansiedade, baixa produtividade no trabalho e até depressão. E aí um mercado puxa o outro”, diz.

O antropólogo cita também que é preciso tomar cuidado quando processos naturais do corpo começam a se tornar problemas na busca pela perfeição. Um exemplo seria um perfume que disfarça o odor da menstruação ou dos gases. “Precisa disso? É um processo natural do corpo humano”, exclama.

Cuidar das emoções pode ajudar a melhorar a saúde

Para quem procura achar o equilíbrio entre saúde e doença de forma mais leve, as práticas que integram mente e corpo têm ganhado cada vez mais adeptos. Uma delas conhecida como Mindfulness vem crescendo nos Estados Unidos e conquistando o Brasil, segundo Champlin.

“Ela se baseia na ­meditação e nas descobertas reveladas através da conexão do ser com ele mesmo. Dessa forma, entendemos como as emoções influenciam na nossa saúde e passamos a cuidar melhor delas. Consequentemente, a saúde melhora”, afirma.

Otimista, Darrell acredita que cada vez mais pessoas se darão conta que para serem saudáveis precisam cuidar dos pensamentos primeiro. “Já é possível notar que cada vez mais pessoas se aceitam como são. Esse movimento está ­acontecendo porque tem gente que já percebeu que a sociedade está doente. É uma mudança gradual, mas está caminhando”, declara. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter