X

Cotidiano

Número de desabrigados começa a cair no RS, mas ainda passa de 8 mil

As alterações não estão mais relacionadas à chuva, que se tornou fraca ao longo do dia, mas ao volume de água que vai descendo pelo curso do Rio Uruguai

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/06/2014 às 19:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As águas de diversos rios do noroeste do Rio Grande do Sul seguiram baixando, permitindo que o número de desabrigados pelas enchentes caísse dos 11.501 da tarde de domingo para 8.169 no início da noite desta segunda-feira, 30. Os levantamentos da Defesa Civil mostraram oscilações durante o dia. O total chegou a 7.665 no final da manhã, mas voltou a crescer durante a tarde.

As alterações não estão mais relacionadas à chuva, que se tornou fraca ao longo do dia, mas ao volume de água que vai descendo pelo curso do Rio Uruguai, divisa do norte e noroeste do Rio Grande do Sul com o oeste de Santa Catarina e fronteira do Brasil com a Argentina no oeste do Estado. Enquanto baixa e permite que os moradores comecem a voltar para suas casas em áreas próximas ao curso superior, a inundação faz o rio transbordar nas zonas mais baixas, em direção à foz, na Bacia do Prata.

Em Iraí, uma das cidades mais prejudicadas pela cheia, a água recuou. A ponte para Palmitos, em Santa Catarina, foi reaberta em meia pista. Em São Borja, onde a chuva da semana passada não foi tão intensa, a água chegou pelo rio e fez dezenas de famílias de três bairros deixarem suas casas.

Das pessoas que saíram de suas casas, 3.070 tiveram de se alojar em abrigos como centros comunitários, ginásios de esportes e salões de baile. Outras 5.099 se hospedaram em casas de parentes e amigos. Equipes de busca procuram por um homem desaparecido na sexta-feira em Jacutinga, no noroeste do Estado, e temem que ele tenha sido levado pela enchente.

Os municípios de Alpestre, Cristal do Sul, Chiapetta, Iraí, Vicente Dutra, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Porto Lucena e Pinheirinho do Vale solicitaram a homologação de decreto de situação de emergência à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, enquanto Caiçara, Cerro Grande, Crissiumal, Derrubadas, Getúlio Vargas e Tiradentes do Sul preencheram o Formulário de Informação de Desastre no sistema do governo federal.

Previsão

A chuva dá lugar a dias parcialmente nublados, mas frios, nesta terça-feira e quarta-feira. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica possibilidade de geada nos dois dias. A temperatura varia entre 2 graus e 16 graus nesta terça-feira e entre zero grau e 20 graus nesta quarta-feira, quando começa a subir de novo. Na quinta-feira há perspectiva da volta da chuva em áreas isoladas e na sexta-feira a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter