Número de acessos em banda larga chega a 126,6 milhões em novembro

A banda larga móvel vem liderando a expansão do acesso do brasileiro à internet rápida, com crescimento de 51% nos últimos 12 meses

Comentar
Compartilhar
02 JAN 201416h55

O número de acessos em banda larga chegou a 126,6 milhões em novembro de 22013, com um índice de 42% de crescimento frente a novembro de 2012. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 37,4 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses e em 2013 o ritmo de ativação foi de 1,4 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em novembro a 104,4 milhões de conexões, com 51% de crescimento em relação ao mesmo período de 2012. Na banda larga móvel, 89,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,2 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 8,4%, com a ativação de 270 novos municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.473 municípios, onde moram 89,7% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013.

A nova tecnologia de quarta geração, que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com mais de 927 mil acessos. O 4G já chega a 75 cidades, que concentram 31% da população brasileira.

O número de acessos em banda larga chegou a 126,6 milhões em novembro deste ano (Foto: Divulgação)

Na banda larga fixa, os acessos somaram 22,2 milhões em novembro. Desse total, 2,2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 11% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

TIC Kids Online

O avanço da banda larga no Brasil é um vetores para que cada vez um número maior de pessoas acessem à internet, especialmente as crianças. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (CETIC.br), mais de dois terços das crianças e adolescentes brasileiros usuários de Internet acreditam que conhecem mais sobre a Internet do que seus pais ou responsáveis. A pesquisa revelou ainda que mais da metade (53%) vivem em famílias em que os adultos responsáveis por elas não são usuários de Internet.