CAMPANHA DE 1 A 11

Novos veículos do Samu são entregues em Praia Grande

Prefeito luta para que a coordenação do Samu, hoje em Itanhaém, volte para cidade.

Comentar
Compartilhar
18 JAN 2020Por Da Reportagem08h03
Veículos de suporte básico foram entregues durante inauguração da Praça Horácio de Oliveira Netto, na última quinta-feira.Foto: AMAURI PINILHA/PREFEITURA DE PRAIA GRANDE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Praia Grande conta agora com mais dois novos veículos de suporte básico. As unidades, provenientes de recursos federais, foram entregues à população na última quinta-feira (16), durante a inauguração da Praça Horácio de Oliveira Netto, a Praça Ecológica.

O prefeito Alberto Mourão destacou a importância dos investimentos realizados na saúde, em especial, na Urgência e Emergência. "Nós entregamos no ano passado nove ambulâncias, sendo que seis foram compradas com recursos municipais. Apesar de ser uma obrigação do Governo Federal, o Município não podia mais esperar, era urgente a necessidade dessas unidades móveis para atender as ocorrências e diminuir o tempo-resposta dos atendimentos", disse.

Ele explicou também que agora, apesar de ter 10 equipes completas do Samu e ainda ter veículos de reserva, a luta da Cidade continua para que a coordenação do Samu, hoje feita por Itanhaém, volte para Praia Grande. "Quando o cidadão liga para o Samu é o telefone de Itanhaém que toca, toda regulação é feita por lá. É lá também que são realizados administrativamente os pedidos de substituição de ambulância e muitas vezes chegamos ao caos por falta de viaturas. Praia Grande quer assumir essa coordenação, quer tomar para si a responsabilidade, pois para coordenar o Samu é necessário ter uma estrutura adequada com equipamentos, médicos reguladores e outros profissionais. Não podemos ficar passivos diante das dificuldades", finalizou.

Em 2019, a nova base do Samu foi entregue pela Administração Municipal. Erguida em área anexa ao Hospital Irmã Dulce, a nova Base fica localizada na Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão.