Continua depois da publicidade
Nos próximos dias, seis novos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos serão integrados a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e iniciarão os atendimentos. O grupo passou nas últimas semanas por um período de ambientação. Durante a etapa de treinamentos, os médicos receberam informações sobre os protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local.
A Sesap destinou a atuação dos médicos, todos cubanos, para a atenção básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
O médico cubano generalista, Juan Miguel Marrero, afirmou estar motivado e confiante para poder colaborar da melhor forma possível com o desenvolvimento do sistema de saúde municipal. “Tenho 43 anos, 20 de profissão. Trabalho no Saúde da Família e conheço seus conceitos. Quero oferecer minha experiência e meus conhecimentos para beneficiar a população”.
Após o encerramento do ciclo dois da segunda etapa do programa, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, o Município totaliza 17 profissionais. A Cidade havia solicitado 27 médicos, inicialmente. O Ministério da Saúde informou à Sesap que até o final de março de 2014, com o fechamento da terceira fase, este número deverá ser alcançado.
Continua depois da publicidade