Os animais ainda não têm nomes definidos e escolha será feita nas redes sociais / Richard Aldrin / PMPG
Continua depois da publicidade
O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande ganhou dois novos integrantes: um filhote de border collie e um de pastor alemão. Com apenas quatro e três meses de idade, respectivamente, os cães já iniciaram a fase de treinamento e, em breve, deverão atuar em ações de policiamento e atividades sociais promovidas pelo grupamento.
Os animais ainda não têm nomes definidos. A escolha será feita por meio de votação popular nas redes sociais da Prefeitura, em data que será divulgada em breve.
Continua depois da publicidade
Segundo o inspetor Diego Souza de Lima, o border collie foi destinado para funções sociais, como apresentações em escolas, enquanto o pastor alemão deve ser preparado para policiamento, guarda e proteção.
“Eles já atendem a comandos simples como ‘senta’, ‘fica’ e ‘deita’. Nessa fase inicial conseguimos identificar melhor o temperamento de cada cão e direcionar os treinamentos”, explicou.
Continua depois da publicidade
Os treinos acontecem diariamente, fortalecendo não apenas as técnicas de adestramento, mas também a afinidade entre os cães e seus condutores. O trabalho de faro, por exemplo, é essencial no apoio a operações de combate ao tráfico de drogas.
Recentemente, o cão Chronos, do próprio Canil, localizou cerca de 1 kg de maconha durante uma ação da Polícia Rodoviária em parceria com a GCM.
Criado em 2004 e regulamentado por lei em 2007, o Canil da GCM de Praia Grande é um dos grupamentos especializados da corporação. Atualmente, conta com oito cães - incluindo os dois filhotes recém-chegados - e oito guardas.
Continua depois da publicidade
O grupamento acumula 14 prêmios em concursos intercanis e também se destaca pela atuação em ações educativas e sociais, como visitas a escolas e instituições beneficentes, com apresentações de adestramento.
Os guardas que integram o Canil recebem formação especializada em cursos de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (comportamento e anatomia canina), reforçando o papel do grupamento no patrulhamento preventivo e ostensivo da cidade.