Cotidiano
Trecho de 8 km com 12 estações ligando a Avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, região central de Santos, terá operação gradual
Segunda fase do VLT da Baixada Santista liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Terminal Valongo, em Santos / Governo de SP/Divulgação
Continua depois da publicidade
O transporte público na Baixada Santista está prestes a ganhar um reforço importante. O segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos deve começar a operar com passageiros até dezembro de 2025, segundo confirmou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Com 8 km de extensão e 12 estações, a nova linha fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e o bairro do Valongo, no Centro de Santos.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que o trecho amplie a integração do transporte coletivo, facilitando o deslocamento de moradores e visitantes.
Cidades do Litoral de SP terão ligação inédita de VLT por túnel submerso até 2031
Continua depois da publicidade
A confirmação veio após uma vistoria técnica realizada por representantes da Artesp, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), BR Mobilidade, CET-Santos e pelas prefeituras de Santos e São Vicente.
De acordo com a Artesp, a operação será implantada de maneira gradual, para garantir segurança e adaptação ao fluxo de pedestres e aos demais modais da cidade.
VLT em Praia Grande ganha possível trajeto e promete reduzir fluxo de veículos em 30%
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos informou ainda que os sistemas de energia, sinalização, telecomunicações e controle semafórico já estão na fase final de implantação, o que permitirá a conclusão dos testes necessários antes da liberação ao público.