Cotidiano

Novo trecho da principal rodovia de SP possui tecnologia de pistas de Fórmula 1

Novo pavimento do trecho que será inaugurado oferece mais segurança, aderência e durabilidade

Luna Almeida

Publicado em 22/12/2025 às 22:20

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O revestimento assegura maior aderência, conforto e vida útil quando comparado ao asfalto convencional / Divulgação/Agência SP

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O Governo de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (22) o trecho norte do Rodoanel Mário Covas, ligação estratégica entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra. A nova etapa foi entregue com um diferencial de padrão internacional: o uso do SMA (Stone Mastic Asphalt), o “asfalto com matriz de pedra”, tecnologia também aplicada em pistas de Fórmula 1 e em rodovias de alto desempenho. 

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O revestimento assegura maior aderência, conforto e vida útil quando comparado ao asfalto convencional.

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Com acabamento mais granulado, o SMA compõe a camada final do pavimento e evita o surgimento das marcas de rodagem que aparecem ao longo do tempo. Trata-se do mesmo tipo de revestimento utilizado em autódromos, garantindo alta resistência mesmo sob condições extremas. 

Para o motorista, isso significará uma superfície mais regular, menos ruído, melhor drenagem e redução do risco de aquaplanagem.

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A aplicação dessa tecnologia conferiu ao trecho norte um pavimento mais rígido, estável e preparado para suportar altas temperaturas e grande fluxo de tráfego. O SMA utiliza agregados selecionados e um ligante elástico que preenche a estrutura, proporcionando durabilidade superior. 

A produção ocorreu em usinas com controle rigoroso de temperatura e dosagem, tanto na planta da concessionária quanto entre fornecedores certificados. A única exceção são os túneis, pavimentados com concreto, solução mais segura para ambientes confinados.

Após mais de 20 anos de espera, as obras do trecho norte haviam sido retomadas em abril de 2024, aproximadamente seis meses antes do previsto, e mobilizaram cerca de 5 mil trabalhadores, com potencial de alcançar 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de todo o projeto. 

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A produção ocorreu em usinas com controle rigoroso de temperatura e dosagem / Divulgação/Agência SP
A produção ocorreu em usinas com controle rigoroso de temperatura e dosagem / Divulgação/Agência SP
O SMA compõe a camada final do pavimento e evita o surgimento das marcas de rodagem que aparecem ao longo do tempo / Divulgação/Agência SP
O SMA compõe a camada final do pavimento e evita o surgimento das marcas de rodagem que aparecem ao longo do tempo / Divulgação/Agência SP

Com 44 quilômetros de extensão, o trecho passa a conectar São Paulo, Guarulhos e Arujá, fechando o anel viário metropolitano e contribuindo para aliviar o tráfego pesado nas vias urbanas e marginais.

O investimento total alcançou R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão provenientes do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e fiscalizada pela Artesp, integra o programa SP pra Toda Obra, que prevê melhorias em mais de 21 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP e pelas concessionárias – o maior pacote de investimentos rodoviários da história paulista, com aporte de R$ 30,5 bilhões.

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