Novo site do DL já está no ar

O site será atualizado diariamente e faz parte da comemoração do aniversário de 14 anos do DL

Comentar
Compartilhar
12 NOV 201210h20

Junto com a reformulação gráfica vem o novo portal de notícias do Diário do Litoral: www.diariodolitoral.com.br. O site já está no ar e será atualizado diariamente. Após cinco meses de preparação, hoje, o portal foi lançado com diferenciais. “Ele foi produzido por uma equipe de cinco pessoas trabalhando full time (oito horas). Essa primeira fase do site, a gente demorou cinco meses”, explicou o coordenador do projeto, Flávio Raimundo, da empresa Litoral Press. “A gente criou ferramentas, a gente criou um ambiente, desenvolveu tecnologia para que o leitor tenha uma boa experiência no site”, conta.

Segundo Raimundo, a ideia de um novo portal começou em uma conversa com o diretor-presidente do DL, Sérgio Souza. “Eu como santista, eu sempre achei que a Região merecia um site de ponta. Nós conversamos e disso surgiu uma parceria entre a minha empresa e o jornal”.
 
Ele explica ainda que visando o leitor, a equipe seguiu premissas com a liberdade dada pelo diretor-presidente do jornal. “Ele nos deu a liberdade de criar aquilo que a gente considera bom. O sucesso de uma empresa de comunicação tem três pilares: o que é bom para o usuário, no caso, o leitor; o que é bom para o mercado publicitário; e, em terceiro, o que é bom para a própria empresa.
 
A coisa mais importante, o que dá perenidade para o negócio de comunicação, é o primeiro pilar. Então, o que for bom para o leitor, com certeza, será bom para o anunciante e será bom para o jornal”, comenta.
 
Seguindo este conceito, a equipe desenvolveu um site pensando no leitor. “Criamos coisas bem legais. Por exemplo, as pessoas estão muito habituadas em sistemas de busca. A gente deu ênfase para uma caixa de busca bem grande. Por trás, tem um algoritmo de busca bem legal, que traz a notícia mais relevante e mais atualizada”.
 
Além disso, o site tem destaque para a previsão do tempo, com mapa interativo e dados das noves cidades da Região. “Deu um trabalhão, foi uma das primeiras coisas que a gente fez. Essa parte é um exemplo de que a gente fez o site pensando no leitor. A gente sabe que não é algo de interesse publicitário, mas é de interesse do leitor. O usuário verá em um mapa interativo a previsão do tempo para hoje ou para os próximos sete dias”, explica. 
 
Todo o site é dividido por editorias e pelas noves cidades. “O DL é um jornal regional. No site, vai ficar fácil para os leitores buscar notícias da sua própria Cidade”, explica. 
 
Raimundo também espera que os leitores também participem dessas mudanças. “Esperamos a participação dos leitores para nos dar sugestões. Estamos abertos a ouvir as pessoas. Se o nosso foco é o leitor, nada mais justo que ele nos diga o que está bom ou está ruim”, conta.

Flávio Raimundo, desenvolvedor do projeto, foi selecionado entre três brasileiros para conhecer a sede da Google, na California
 
Mais mudanças
 
Segundo o coordenador do projeto, o novo portal de notícias do DL ainda sofrerá mudanças. “O site vai se transformar muito. Queremos um site de classe mundial. Estudamos sites americanos, europeus, para chegar ao portal do DL. A gente espera que isso seja um processo contínuo. A gente quer, pelo menos, a cada mês, lançar uma novidade. Sempre pensando no leitor”, explica.
 
Ele explica que, neste primeiro momento, o site foi projetado para quem está acessando a informação pelo computador, pelo notebook ou pelo desktop. Para as próximas semanas, a ideia é que o site atinja outros equipamentos, como celulares e tablets. “O jornal tem que está em todos os formatos que o leitor possa consumir informação. É fundamental que uma empresa de comunicação esteja onde o leitor estiver”, conta.
 
 

Colunas

Contraponto