Novo equipamento integra o plano de modernização viária da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Um novo sistema semafórico passou a operar nesta quinta-feira (11) na Avenida Joaquim Jorge Peralta, no Jardim Casqueiro, em trecho que cruza com a Rua Maria Graziela e Rua Portugal.
O equipamento integra o plano de modernização viária da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da Secretaria de Obras Públicas, que identificaram a necessidade de controle semafórico na área após avaliação técnica de fluxo.
Continua depois da publicidade
A estrutura conta com focos em LED, que oferecem maior visibilidade e baixo consumo de energia, além de sistema no-break que mantém o funcionamento em caso de queda de energia.
Também foram instalados semáforos horizontais com luzes embutidas no pavimento, reforçando a orientação a pedestres com sinalizações verde e vermelha no chão.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a botoeira com alerta sonoro, ampliando a acessibilidade e o deslocamento seguro de pessoas com deficiência visual.
A sinalização horizontal foi reforçada com pintura de ciclovia, faixas de retenção e marcações de canalização. O trecho ainda passou a contar com monitoramento por câmeras, que podem ser usadas para fiscalização e acompanhamento do trânsito em tempo real.
De acordo com a CMT, a implantação priorizou o alto fluxo diário de veículos e pedestres na via. A expectativa é de melhora perceptível na fluidez do tráfego e redução de conflitos no cruzamento.
Continua depois da publicidade
Com o início do funcionamento do novo semáforo, algumas alterações viárias também entraram em vigor.
A Rua Otília da Cruz Ruivo deixa de ter acesso pela Avenida Joaquim Jorge Peralta, passando a ser bloqueada de forma definitiva nesse ponto, com instalação de barreiras new jersey.
Motoristas devem acessar a via pelo trecho posterior do bairro, pela Júlio Cunha e Olívia de Jesus Peralta.
Continua depois da publicidade
Desde segunda-feira (8), a Rua Chile passou a ter sentido único em direção à Avenida Brasil. Quem trafega pela Av. Brasil deve agora seguir o novo trajeto: virar à direita na Rua Portugal, acessar a Avenida Joaquim Jorge Peralta e novamente à direita para entrar na Rua Chile.
A CMT orienta os motoristas a redobrarem a atenção à nova sinalização e reforça que o período inicial de adaptação pode exigir mais cautela de condutores e pedestres.