Ponte terá integração com corredores e faixas exclusivas de ônibus / Imagem Ilustrativa/Prefeitura de SP
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A Prefeitura de São Paulo contratou uma série de técnicos para a elaboração do projeto da ponte Graúna-Gaivotas, que estará localizado na zona sul de São Paulo. A obra mudará a mobilidade urbana de mais de um milhão de munícipes. Ainda não há previsão para a inauguração do projeto, mas as obras devem iniciar ainda em 2025.
O projeto pretende facilitar o deslocamento dos bairros Parque Cocaia, Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Cantinho do Céu e Jardim Toca em direção ao centro da capital. Desta forma, a obra flexibilizará o fluxo dos munícipes em boa parte do estado.
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Antes da contratação, a Câmara paulista estudou em junho a possibilidade de reestruturar a infraestrutura viária na região do Grajaú e na Cidade Dutra. A nova estrutura visa uma nova rede de vias no local, além de uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings.
Contudo, a estrutura da ponte traz certa complexidade de realização e terá que ser dividida em três segmentos para a realização total. Confira e entenda como serão feitas as divisões abaixo.
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Além da elaboração da nova ponte intermunicipal, a Gestão Municipal também incluiu no projeto a implementação de uma ciclovia, que contribui diretamente no fluxo do transporte coletivo dos bairros Grajaú, Parelheiros e Marsilac.
O empreendimento ainda terá a integração com diferentes modais, como os corredores e faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Atlântica, Teotônio Vilela, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Dona Belmira Marin e Nossa Senhora de Sabará, além do terminal urbano Grajaú e da Linha 9 (Esmeralda), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).