Cotidiano

Novo projeto prevê ponte de 5 km e deve mudar vida de 1 milhão de pessoas

Prefeitura paulista desenvolve projeto complexo para nova infraestrutura viária em um dos distritos mais populosos da cidade

Giovanna Camiotto

Publicado em 15/09/2025 às 15:02

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Ponte terá integração com corredores e faixas exclusivas de ônibus / Imagem Ilustrativa/Prefeitura de SP

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A Prefeitura de São Paulo contratou uma série de técnicos para a elaboração do projeto da ponte Graúna-Gaivotas, que estará localizado na zona sul de São Paulo. A obra mudará a mobilidade urbana de mais de um milhão de munícipes. Ainda não há previsão para a inauguração do projeto, mas as obras devem iniciar ainda em 2025.

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O projeto pretende facilitar o deslocamento dos bairros Parque Cocaia, Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Cantinho do Céu e Jardim Toca em direção ao centro da capital. Desta forma, a obra flexibilizará o fluxo dos munícipes em boa parte do estado.

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Antes da contratação, a Câmara paulista estudou em junho a possibilidade de reestruturar a infraestrutura viária na região do Grajaú e na Cidade Dutra. A nova estrutura visa uma nova rede de vias no local, além de uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings.

Projeto apresenta complexibidade

Contudo, a estrutura da ponte traz certa complexidade de realização e terá que ser dividida em três segmentos para a realização total. Confira e entenda como serão feitas as divisões abaixo.

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  • Segmento 1 apresenta cerca de 1.700 metros de extensão, saindo da avenida Lourenço Cabreira e avenida Manuel Alves até chegar ao fim da praça Ramires Ferreira.
     
  • Segmento 2 dará continuidade ao ponto anterior, seguindo em direção à linha de alta tensão. Após o cruzamento, a obra inicia uma travessia de 700 metros que terminará no cruzamento da estrada Canal da Cocaia e da rua Cláudio Astaria.
     
  • Segmento 3 terá cerca de 2.500 metros, partindo da estrada Canal da Cocaia, passando pelas ruas Rubens de Oliveira e Pedro Escobar, até chegar na avenida Dona Belmira Marin, localizada no bairro Gaivotas.
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Mobilidade completa

Além da elaboração da nova ponte intermunicipal, a Gestão Municipal também incluiu no projeto a implementação de uma ciclovia, que contribui diretamente no fluxo do transporte coletivo dos bairros Grajaú, Parelheiros e Marsilac. 

O empreendimento ainda terá a integração com diferentes modais, como os corredores e faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Atlântica, Teotônio Vilela, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Dona Belmira Marin e Nossa Senhora de Sabará, além do terminal urbano Grajaú e da Linha 9 (Esmeralda), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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