X

Cotidiano

Novo presidente da Turquia nega que mandará no premiê

Recep Tayyip Erdogan tentou negar os boatos de que o ministro das Relações Exteriores teria um papel mais secundário e que o presidente manteria seu controle sobre o governo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/08/2014 às 18:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente eleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou nesta quarta-feira as alegações de que o ministro das Relações Exteriores Ahmet Davutoglu, que vai substituí-lo como primeiro-ministro, não fará mais do que obedecer suas ordens enquanto ele continua a governar o país. Em depoimento a delegados de sua coligação, o Partido Desenvolvimento e Justiça (AKP, na sigla em turco), Erdogan tentou negar os boatos de que Davutoglu teria um papel mais secundário e que o presidente manteria seu controle sobre o governo.

Apesar de o presidente na Turquia ter funções majoritariamente formais, Erdogan já indicou que queria tornar o cargo um poder Executivo. Ele tem dito que vai ativar poderes presidenciais raramente usados na história do país, como a capacidade de convocar e presidir reuniões do Congresso.

"O AKP não é um partido de um homem só, nunca foi e nunca será", disse o futuro presidente no encontro de membros do partido que confirmou a nomeação de Davutoglu como novo líder da sigla e primeiro-ministro designado. Ao mesmo tempo, Erdogan sugeriu que o ministro não se afastaria dos objetivos que ele próprio impôs à Turquia, dizendo que "as únicas coisas a mudarem hoje serão os nomes".

Recep Tayyip Erdogan negou que mandará em Ahmet Davutoglu (Foto: Associated Press)

Davutoglu disse que o "legado de Erdogan é nossa honra e será protegido até o fim". "O presidente eleito e o primeiro-ministro eleito vão construir um novo caminho para a Turquia de mãos dadas, ombro com ombro". Ele se comprometeu a dar continuidade aos esforços para acabar com uma insurgência turca que já dura 30 anos e falou sobre a necessidade de uma constituição mais democrática para o país.

Erdogan será empossado na quinta-feira. O ex-ministro das Relações Exteriores, por sua vez, deve formar um novo governo imediatamente e o novo Congresso será estabelecido na sexta-feira, garantiu o presidente eleito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter