Cotidiano
A inauguração acontece às 17 horas, no Núcleo Artístico do Palácio das Artes, e promete abrir caminho para que agentes culturais da Cidade tenham mais estrutura, suporte técnico e oportunidades de aprimoramento
O LAC já nasce com um estúdio de podcast e outro de foto e vídeo equipados, prontos para uso gratuito por toda a comunidade cultural / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Praia Grande ganha, a partir desta quinta-feira (25), um novo equipamento voltado ao fortalecimento da produção artística local: o Laboratório de Ativação Cultural (LAC). A inauguração acontece às 17 horas, no Núcleo Artístico do Palácio das Artes, e promete abrir caminho para que agentes culturais da Cidade tenham mais estrutura, suporte técnico e oportunidades de aprimoramento.
A iniciativa é fruto de recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, em parceria entre a Prefeitura e proponentes contemplados no edital. Pelo modelo, o Município disponibiliza o espaço físico e custeio predial, enquanto os parceiros garantem equipamentos, operação técnica e recursos humanos, assegurados com os valores do edital.
Continua depois da publicidade
O LAC já nasce com um estúdio de podcast e outro de foto e vídeo equipados, prontos para uso gratuito por toda a comunidade cultural. Além disso, a programação mensal contará com oficinas gratuitas de fotografia, captação e edição de vídeo, ampliando o acesso a ferramentas de formação e atualização.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, o novo espaço consolida um avanço importante na política cultural do município:
Continua depois da publicidade
“Todo este trabalho representa um ganho para que a cultura se desenvolva cada vez mais em Praia Grande. Os artistas terão um espaço tanto para produzirem seus trabalhos como aprimorarem seus conhecimentos, tudo feito de forma gratuita”, destacou.
O Laboratório de Ativação Cultural se soma a outras iniciativas de democratização do acesso e incentivo à produção cultural em Praia Grande, reforçando o Palácio das Artes como polo criativo e colaborativo no litoral paulista.