CAMPANHA DE 1 A 11

Novo contrato prevê 800 podas mensais em Santos

Essas são as principais inovações do novo contrato de arborização em vigor desde 15 de janeiro, firmado entre a Prefeitura e a empresa Verdam Eireli

Comentar
Compartilhar
20 FEV 2020Por Da Reportagem21h00
Programação será totalmente sistematizada no portalFoto: Divulgação/PMS

Média de 800 podas de árvore por mês, seis equipes contemplando todos os bairros e dados dos serviços executados divulgados no SigSantos, sistema georreferenciado da Prefeitura conectado ao Portal da Transparência, que permite atualização em tempo real do Mapa de Podas e Arborização. Essas são as principais inovações do novo contrato de arborização em vigor desde 15 de janeiro, firmado entre a Prefeitura e a empresa Verdam Eireli, vencedora do pregão eletrônico.

Agora, a programação de serviços de arborização, planejados pela Coordenadoria de Paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), será totalmente sistematizada no portal, com consulta por bairro, logradouro ou tipo. E, a partir do próximo dia 2, a empresa também terá que disponibilizar no sistema, por meio de registro fotográfico, o antes e o depois da execução do serviço. O novo contrato ainda prevê o acompanhamento de engenheiro agrônomo da empresa durante os trabalhos.
 
"São seis equipes, sendo cinco da contratada e uma da Prefeitura. Tudo o que a empresa fizer terá que alimentar o sistema. Isso vai melhorar a eficiência e o controle que teremos com uma programação mais efetiva para acesso dos gestores públicos e da população, que saberá previamente o que vai acontecer e poderá fiscalizar", explica o ouvidor Rivaldo Santos, ressaltando que, até então, a programação era feita em planilhas pela Seserp.
 
Tudo o que já está programado para 2020 pode ser consultado. "De agosto a dezembro, com apenas uma equipe, executamos média de 80 podas por mês. Agora, com mais equipes, programação disponibilizada no portal e munícipes usufruindo do SigSantos, acredito que, no próximo ano, a poda de árvores deixará o primeiro lugar no ranking de reclamações da Ouvidoria", disse Santos, completando que o SigSantos "se trata de uma ferramenta de transparência e controle social para melhorar a eficiência pública".   

Mapeamento

Outra novidade é que a empresa, a cada serviço executado, aproveitará para identificar as espécies, contribuindo no mapeamento arbóreo que vem sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) - até agora já são mais de 10 mil árvores mapeadas. "Isso não está previsto no contrato, mas a empresa se comprometeu a realizar, já que, ao fazer a poda, cadastrará o serviço no sistema e incluirá a espécie".   

Programação e tempo da poda 

Com o número de equipes ampliado, o tempo entre solicitação, vistoria e execução do serviço previsto será de 80 dias (a média, até então, era de 126), levando em conta eventuais intercorrências como chuvas e quedas de árvores. Importante ressaltar que a cada solicitação de poda, por exemplo, é feita vistoria para avaliação da necessidade do serviço. 

"Temos condições de fazer mais podas, mas é importante considerar a vistoria do engenheiro agrônomo para saber se aquela árvore está no tempo correto de ser podada", falou o ouvidor. Para este ano, já há 635 serviços programados, entre poda, plantio e vistoria. Serviços que não foram executados ano passado foram reprogramados para este ano. "Eliminaremos em março esse passivo de 2019 com a reprogramação". 

Abrangendo toda a Cidade, incluindo Morros e Área Continental, o novo contrato, no valor de R$ 4.597.720, tem validade de um ano, podendo ser renovado por até 60 meses. 

E-mail e capacitação

A partir do dia 24, a Prefeitura enviará a programação diária das podas e demais serviços de zeladoria, por bairro, aos 14 mil e-mails de munícipes cadastrados na Ouvidoria. O órgão, por meio do projeto Ouvidoria do Bairro, também capacitará representantes de entidades de bairros para utilizarem o SigSantos. 

Como usar o SigSantos

Pedidos de poda e outros serviços relacionados à arborização podem ser acompanhados no Portal da Transparência. Na busca, digitar a palavra poda ou árvore. Em computadores, utilizar os ícones na barra lateral, que contêm as funcionalidades de pesquisa, relatórios, programação, legenda, imprimir ou geral PDF. Em celulares, clicar em um dos botões da tela: pesquisa, relatórios, programação, legenda, imprimir ou geral PDF.

Números de podas, remoção, replantio, vistoria, entre outros serviços solicitados/ano:

2017 - 4.187
2018 - 5.901
2019 - 5.828