Cotidiano

Nova tempestade com granizo assusta moradores do interior de SP; saiba onde

Fenômeno atingiu cidades paulistas como Rio Claro, neste sábado, Vargem Grande do Sul e Santa Rita do Passa Quatro, na última sexta

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 01/11/2025 às 16:04

Atualizado em 01/11/2025 às 16:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Chuva de granizo em Rio Claro durou poucos minutos, mas foi suficiente para assustar moradores / Maria Antônia Rodrigues/Leitor DL

Continua depois da publicidade

Uma chuva de granizo surpreendeu moradores do bairro Jardim Novo, em Rio Claro (SP), na tarde deste sábado (1º). Moradores da cidade registraram o momento em que o fenômeno atingiu a região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo os relatos, o granizo durou poucos minutos, mas foi o bastante para chamar a atenção dos moradores. Até o momento, não há registro de danos provocados pela chuva na cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Chuva não vai dar trégua em SP e no litoral, e virada do mês deve registrar temporais

• Se liga no tempo: a água da chuva não pode virar criadouro da Dengue

• Chuva de meteoros terá pico no Brasil com visibilidade excelente; veja mais

Cidades paulistas também foram atingidas

Na sexta-feira (31), uma chuva forte de granizo também atingiu as cidades de Vargem Grande do Sul e Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.

Veja também: Três regiões do Brasil devem sofrer com fortes tempestades a partir da noite deste sábado

Continua depois da publicidade

Moradores registraram vídeos mostrando a força do temporal e o tamanho das pedras de gelo que caíram em Vargem (veja vídeo acima).

De acordo com a Defesa Civil de Vargem Grande, duas árvores caíram durante a tempestade. Uma delas ficava na Rua Francisco Posso, no Jardim Dolores, e a outra, no cruzamento das ruas Joaquim Antônio da Silva e Rafael Moreno, onde um poste ficou danificado. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

Imagens registradas por moradores mostram estradas cobertas de granizo, transformando o cenário da cidade.

Continua depois da publicidade

Segundo o Climatempo, a região foi atingida por uma nuvem do tipo cumulonimbus, responsável por tempestades com raios, ventos fortes e granizo.

Veja também: Litoral se prepara para chuvas fortes e temporais no 1º fim de semana de novembro

Temporal deixou rastro de destruição em Minas Gerais

No mesmo período, um forte temporal atingiu ao menos dez cidades de Minas Gerais, provocando estragos em residências, vias públicas, comércios e unidades de saúde.

Continua depois da publicidade

As cidades mineiras de Paraguaçu, São José da Barra, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Ilicínea, São Sebastião do Paraíso, Nova Resende, Passos e Bueno Brandão foram fortemente impactadas pelas chuvas intensas, queda de granizo e rajadas de vento.

Em São Sebastião do Paraíso, o vendaval começou no início da tarde e causou destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. Na Rua dos Italianos, o vento arrancou completamente o telhado e o madeiramento de um sobrado.

Na Santa Casa de Paraíso, diversos setores ficaram inundados, incluindo o centro cirúrgico, o que comprometeu temporariamente o atendimento médico. Equipes da Defesa Civil, prefeitura e Corpo de Bombeiros atuaram para desobstruir vias e auxiliar moradores afetados.

Continua depois da publicidade

Em Passos e nas demais cidades mineiras, também houve queda de árvores, postes e danos à rede elétrica.

A previsão do tempo indica possibilidade de novas pancadas de chuva e ventos fortes em São Paulo e Minas Gerais ao longo do fim de semana.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software