Cotidiano

Nova obra bilionária no Porto de Santos promete acabar com congestionamentos na Alemoa

Intervenção na perimetral começa a partide de 20 de outubro e faz parte do pacote de investimentos de R$ 12,5 bilhões da APS

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 16/10/2025 às 16:25

Atualizado em 16/10/2025 às 16:30

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O objetivo é melhorar o fluxo de caminhões e racionalizar o acesso ao maior porto da América Latina / Divulgação/APS

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A Autoridade Portuária de Santos (APS) inicia em 20 de outubro uma nova obra de modernização na Avenida Engenheiro Augusto Barata, via perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa.

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O objetivo é melhorar o fluxo de caminhões e racionalizar o acesso ao maior porto da América Latina, sem causar impactos no trânsito local.

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A primeira fase dos trabalhos vai até o fim de novembro e inclui a construção de uma nova pista provisória para desvio de tráfego. O trecho em obras vai do Viaduto Paulo Benevides, próximo à Rodovia Anchieta, até o início da Avenida Augusto Barata.

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Investimento e melhorias na infraestrutura

As intervenções contam com investimento de R$ 27,45 milhões e preveem troca do pavimento, adequação das faixas de rolamento, implantação de iluminação em LED e nova sinalização viária.

De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, a iniciativa integra um plano de R$ 12,5 bilhões em investimentos previstos para os próximos cinco anos.

“Esta obra é um dos ‘nós desatados’ desta gestão. Ela estava parada há três anos e vai garantir mais fluidez ao tráfego e eficiência logística”, afirmou Pomini em nota.

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Obra também vai combater alagamentos na região

Além das melhorias viárias, a intervenção prevê a construção de um novo canal de drenagem, com maior capacidade de vazão para substituir a vala existente. A medida deve reduzir os constantes alagamentos registrados na região portuária durante períodos de chuva.

A execução é de responsabilidade do Consórcio FMENG-Alemoa, formado pelas empresas Meng Engenharia e FFL Sinalização, vencedor da licitação realizada no primeiro trimestre de 2025.

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Próximas fases até 2026

A obra será dividida em quatro fases e deverá estar totalmente concluída em dezembro de 2026. Segundo a APS, o projeto faz parte de um conjunto de intervenções estruturantes, que inclui dois novos viadutos de acesso ao porto e o túnel Santos–Guarujá, reforçando o sistema viário que atenderá ao crescimento do complexo portuário nos próximos anos.

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