Cotidiano

Nova lei mira furtos de cabos e promete frear apagões no Litoral de São Paulo

Concessionária que atua em parte da Baixada Santista já registrou mais de 1.400 casos em 2025; fornecimento foi afetado para 23 mil clientes

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 07/08/2025 às 15:50

Atualizado em 07/08/2025 às 17:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Furtos de cabos de energia são passíveis de prisão de um a quatro anos, além de multa / Rovena Rosa/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

A segurança das redes elétricas ganhou reforço com a sanção da Lei nº 15.181/2025, que aumenta de forma expressiva as penas para crimes de furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos utilizados na distribuição de energia elétrica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de julho, a legislação transforma esses crimes em qualificados, com penas que variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa. A punição pode dobrar em casos de interrupção de serviços essenciais ou em situações de calamidade pública.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Japão encontra metal que pode mudar a fonte de energia de todo o planeta

• Sabe quais aparelhos consomem mais energia? Não é a geladeira nem a lavadora

• Este hábito comum pode estar destruindo sua TV e gastando mais energia

A nova medida surge em meio a uma crescente onda de furtos na Baixada Santista. De janeiro a julho de 2025, a Neoenergia Elektro — concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá e parte de Praia Grande — registrou mais de 1.400 ocorrências envolvendo o furto de cabos elétricos.

Segundo a empresa, 23 mil clientes foram impactados pela interrupção no fornecimento de energia nesses sete primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade

Conta de luz mais cara: veja como economizar durante a bandeira vermelha.

“A nova lei trouxe um respaldo jurídico mais robusto para que possamos atuar com mais eficácia na prevenção e responsabilização dos envolvidos. O furto de cabos não é apenas um crime patrimonial, mas uma ameaça à segurança da população”, afirma Fernando Freitas, gerente da Neoenergia Elektro.

A concessionária alerta que o furto de cabos representa risco extremo à vida, tanto para os envolvidos na prática ilegal quanto para a população em geral. O contato com cabos energizados pode causar queimaduras graves, fraturas e até a morte.

Continua depois da publicidade

A empresa reforça que, em caso de suspeita de furto ou intervenção não autorizada na rede elétrica, a população deve acionar a Polícia Militar pelo 190 e comunicar a Neoenergia Elektro pelos canais de atendimento: 0800 701 01 02 ou WhatsApp (19) 2122-1696.

Números de furtos por cidade na Baixada Santista em 2025:

Guarujá – 492 ocorrências

Mongaguá – 318

Continua depois da publicidade

Peruíbe – 186

Itanhaém – 184

Bertioga – 155

Continua depois da publicidade

Praia Grande – 84

A Neoenergia Elektro segue mapeando as regiões com maior incidência de crimes e trabalha em parceria com as autoridades locais para coibir os furtos e garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software