Nova iluminação garante um brilho especial à Praia do Itararé

Três primeiros circuitos com o novo sistema foram entregues nesta terça-feira (11). Em 90 dias toda a orla estará iluminada

Comentar
Compartilhar
13 JUN 2019Por Da Reportagem05h30
O novo sistema com lâmpadas de Led também previsto para a Praia do GonzaguinhaFoto: Divulgação/PMSV

A Praia do Itararé ganhou um brilho especial na noite desta terça-feira (11), com a entrega dos três primeiros circuitos, do total de 13, da nova iluminação que está sendo instalada na orla vicentina. A etapa compreende o trecho entre a descida/subida da Ilha Porchat e o acesso à Avenida Presidente Wilson. Os outros 10 trechos devem ser concluídos em 90 dias.

Beneficiando o canteiro central, entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Padre Manoel da Nóbrega; o bolsão de estacionamento; o calçadão e a faixa de areia com lâmpadas de Led, o sistema vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, economia de até 80% no custo com iluminação e, em especial, reforço na segurança de quem gosta de caminhar ou praticar esportes à noite.

Para a conclusão dos três primeiros circuitos foram instalados sete postes de 18 metros cada, 42 luminárias de 330w e 21 projetores RGB na faixa de areia. Na área verde (calçadão) foram instalados 24 postes de 10 metros cada e 120 luminárias de 100w. O canteiro central ganhou oito postes de 15 metros cada e 32 luminárias de 120w. Outras 79 luminárias de 80w foram instaladas na área das avenidas. Já o entorno dos quiosques (calçadão) foi beneficiado com 28 postes de 4,5 metros e 28 luminárias de 36w.

O novo sistema com lâmpadas de Led, também previsto para a Praia do Gonzaguinha, vai abranger toda a extensão da Praia do Itararé, seguindo da Ilha Porchat até a Divisa com Santos. A mudança dará vida nova à faixa de areia, jardins da orla, área de estacionamento e o canteiro central das avenidas Ayrton Senna da Silva e Padre Manoel da Nóbrega.

Luminosidade

Programados para serem acionados simultaneamente, os circuitos deixaram extasiadas as pessoas que acompanhavam a entrega desta fase de mudanças, com o efeito causado na área. E foi nítida a transformação, na comparação do trecho em que o novo sistema já passou a funcionar e a parte que receberá a melhoria nos próximos meses.

"O novo sistema de iluminação vai melhorar 100% a orla do Itararé. A partir de agora, as pessoas voltarão a frequentar esta parte tão bonita e importante da Cidade, à noite. Todos vão ganhar com essa mudança, os comerciantes, a população, os praticantes de esportes e os turistas. A nossa praia está muito mais luminosa", descreveu Cristiane Lorca, proprietária do Quiosque da Cris.

À frente de um grupo de desportistas, o professor de Educação Física Robério da Silva França ficou entusiasmado com a excelente claridade na faixa de areia. "Temos o treino funcional na praia e com essa luminosidade, as aulas ficarão muito melhores. Aliás, a mudança que já estamos percebendo será favorável a quem pratica esporte ou mesmo vem caminhar na praia à noite. Será ótimo para todos", confirmou.

Já Bruna Luíza Basei se sentiu à vontade em levar o pequeno Anthony, de um ano e sete meses, para brincar na areia da praia. E o menino aproveitou. "Antes, trazia meu filho durante o dia. Com a nova iluminação me senti tranquila para trazê-lo neste horário. Aos poucos, mais pessoas vão começar a voltar a caminhar na praia", previu.

Após a entrega do trecho com o novo sistema de iluminação, o prefeito Pedro Gouvêa anunciou melhorias para o trecho de calçada na lateral da faixa de areia. "Nesta terça-feira estamos cumprindo mais um compromisso. Nos próximos meses teremos toda a orla do Itararé com o novo sistema de iluminação. Outra ação será a melhoria deste trecho do calçadão", confirmou.

Acompanhando os detalhes do novo sistema implantado, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Léo Santos, confirmou que em até três meses toda a praia estará com o novo padrão de iluminação. "As instalações são feitas por etapas. Mas a previsão é de que em até 90 dias todo o sistema estará funcionando", explicou.

Sistema

Os circuitos receberão torres de iluminação de 5, 10, 15 e 18 metros de altura (distribuídos de forma estratégica para melhorar a iluminação). Ao todo, serão 1.487 lâmpadas de Led.  A empresa responsável pela realização do serviço de iluminação é a RTEnergia.As instalações foram iniciadas em 19 de maio.

A revitalização é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), a partir de recursos próprios, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), com valor estipulado de R$ 8.147.874,74.

Colunas

Contraponto