No entanto, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases (SEEG), o transporte ferroviário pode emitir até 88% menos gás carbônico por tonelada transportada / SP/Divulgação
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A construção da ferrovia Ramal Serra Azul promete retirar 5 mil carretas por dia da Rodovia Fernão Dias (BR-381), via conhecida por conectar Minas Gerais a São Paulo. Em suma, o projeto visa melhorar o escoamento mineral entre o estado mineiro e o litoral do Rio de Janeiro, por meio da construção de uma linha férrea de 26,5 km.
Vale ressaltar que a iniciativa já foi amplamente criticada devido aos possíveis impactos ambientais que pode causar na região. Um dos principais motivos das críticas é a intenção, por parte de mineradoras, de implantar também um mineroduto junto à obra.
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No entanto, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases (SEEG), o transporte ferroviário pode emitir até 88% menos gás carbônico por tonelada transportada, em comparação aos veículos rodoviários.
As obras estão previstas para começar em 2027, enquanto a operação logística deve ter início apenas no primeiro semestre de 2030.
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Esse tipo de investimento está se tornando cada vez mais normal no Brasil. Veja também 250 empregos diretos e desenvolvimento: obra em rodovia promete mudar economia de cidade.
Como já mencionado, o objetivo do projeto é reduzir em 400 quilômetros o trajeto até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, além de aumentar a competitividade do setor mineral.
Outro ponto positivo apontado por especialistas e responsáveis pela obra é a redução no número de veículos na Rodovia Fernão Dias (BR-381).
A via conecta os estados de São Paulo e Minas Gerais por meio de uma ligação terrestre direta. Ao todo, 250 mil veículos a utilizam diariamente — sendo 5 mil deles carretas.
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Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, mais de 7 mil acidentes foram registrados na rodovia entre 2021 e 2024, sendo 440 com mortes confirmadas.