São Vicente pode ganhar nova entrada pela Área Continental, projeto está em análise pela Ecovias / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Os projetos para novos acessos a São Vicente, especialmente na Área Continental, avançaram mais uma etapa e já estão em análise técnica pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. A informação foi confirmada após reunião entre o prefeito Kayo Amado e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, na última quarta-feira (2).
O principal objetivo da proposta é melhorar a mobilidade urbana e viabilizar a ocupação de grandes áreas hoje ociosas por falta de acesso adequado, o que limita a expansão de empresas e geração de empregos na região.
Continua depois da publicidade
“As marginais são fundamentais para atrair novos negócios. Sem esses acessos, as empresas não conseguem chegar às áreas disponíveis, o que trava o desenvolvimento da Área Continental”, explicou o prefeito.
A proposta inclui ajustes no trecho da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e a criação de uma nova entrada para a Cidade pela Avenida Capitão Luís Antônio Pimenta. O novo eixo também é planejado como rota turística, com potencial para impulsionar o comércio e fortalecer o setor.
Continua depois da publicidade
“Será uma entrada mais segura e organizada, que também ajuda o turismo. O vice-governador ficou impressionado com a proposta e se comprometeu a ajudar no andamento do processo”, destacou Kayo Amado.
Segundo o prefeito, o projeto já passou pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo e pela Artesp (Agência de Transporte do Estado). Agora está com a Ecovias, onde são realizados os estudos técnicos e o detalhamento de engenharia.
Durante o encontro, Kayo Amado também apresentou dados sobre os desafios financeiros da cidade. Embora São Vicente seja a 22ª cidade mais populosa do estado, apresenta uma das menores receitas per capita e PIB por habitante.
Continua depois da publicidade
“Mostrei a ele que temos uma das piores arrecadações por morador entre as grandes cidades do Estado. Isso dificulta a execução de políticas públicas essenciais, principalmente na área da saúde. O vice-governador se comprometeu a entender melhor essa realidade e buscar formas de ajudar”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de São Vicente segue acompanhando a tramitação dos projetos junto ao Governo do Estado e à Ecovias. A expectativa é que os estudos avancem para que a nova entrada e as marginais se tornem realidade nos próximos anos.