A empresa começa a operar no segundo semestre deste ano o terminal STS20, localizado próximo ao Terminal de Passageiros / Divulgação/SPA
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A Hidrovias do Brasil S/A começa a operar no segundo semestre deste ano o terminal STS20, localizado próximo ao Terminal de Passageiros, no Porto de Santos. A empresa foi a vencedora do leilão que ocorreu em agosto de 2019 e ficará 25 anos à frente das operações.
A assinatura do contrato de concessão ocorreu ontem (29), na sede da Santos Port Authority (SPA) e contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do presidente da SPA Casemiro Tércio Carvalho; da deputada federal Rosana Valle e de outras autoridades do setor.
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Até então, o terminal, que opera fertilizantes e sal, era administrado pela Pérola S/A. Com a Hidrovias do Brasil, estão previstos investimentos de R$ 219,5 milhões em instalações e compra de equipamentos, durante os 25 anos de contrato.
A empresa vai operar uma área de mais de 29 mil metros quadrados e três armazéns. A capacidade de armazenagem anual é de 1 milhão de toneladas para sal e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes.
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René Pinto Silva, diretor da Hidrovias do Brasil S/A, explicou que haverá a construção de um armazém mais moderno e aumento de calado para possibilitar a atracação de navios maiores.
"Vamos começar a operar o terminal como ele está hoje. As obras só começarão à medida que conseguirmos as licenças e as documentações necessárias", disse René. O ganho total de produtividade do terminal deve acontecer só em 2022.
A mão de obra continuará sendo da Pérola S/A. "Os funcionários vão passar por avaliações, mas para nós é importante contar com esse conhecimento já adquirido", afirmou o diretor.
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Há possibilidade também de abertura de novas vagas, mas ainda sem prazo para serem anunciadas.
Já o ministro da Infraestrutura destacou a grande procura do empresariado pelo leilão realizado ano passado e prometeu mais pregões para 2020.
Um deles é referente a uma área para granéis líquidos na Alemoa - em parte operada hoje pela Transpetro - que está com estudo praticamente pronto para ser submetido à consulta pública e, na sequência, ao Tribunal de Contas da União para o edital da concorrência.
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"Foi um leilão disputado e leilão disputado significa confiança no trabalho que estamos fazendo. No ano passado tivemos a maior quantidade de leilões de arrendamentos portuários da história: foram 13. E em 2020 nós vamos fazer 15".
Para o presidente da SPA, o início das operações no terminal traz de volta para o complexo portuário santista a capacidade de operar fertilizantes.
"Mais de cinco milhões de toneladas de fertilizantes estão indo para Paranaguá, porque saíram de Santos por falta de capacidade. Por isso, as atividades desse terminal são tão importantes para a gente recuperar essas cargas".
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BR do mar
O titular da Infraestrutura destacou ainda o projeto BR do Mar, que visa incentivar a navegação de cabotagem (entre portos do Brasil) e deve ser lançado até março.
"Esse programa irá transformar Santos não só no grande 'hub' (concentrador) do Brasil, mas no grande Hub da América do Sul. Isso será fundamental para o Porto e para a Região. Com o BR do Mar, Santos vai ser o principal concentrador no que diz respeito a contêiner".
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Sobre o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), o ministro destacou a formação de clusters no Porto para aumentar a eficiência, agregar valor e alavancar resultados.
Coronavírus
Questionado sobre os riscos das operações portuárias relacionados ao Coronavírus, o ministro disse que confia no trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
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O órgão, inclusive, já informou que está reforçando o estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) nos portos do país para evitar a entrada do vírus por tripulantes dos navios. A Agência também tem um plano de remoção de viajantes com suspeita da doença. (Vanessa Pimentel)