Cotidiano

Nova base do Samu em cidade no litoral de SP reduz tempo de resposta a emergências

Desde o início de suas operações, o índice de atendimentos de alta prioridade realizados em menos de 15 minutos na área da nova base aumentou de 82% para 97%

Ana Clara Durazzo

Publicado em 20/05/2025 às 14:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Base Avançada cobre as regiões da Enseada, Pernambuco e Perequê, estendendo-se até a balsa Guarujá-Bertioga / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá implementou, em abril, uma nova Base Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro da Enseada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A unidade foi instalada junto à base do Grupamento Especializado em Atuação no Trânsito (Geat), da Guarda Civil Municipal e já apresenta resultados expressivos na redução do tempo de resposta a emergências.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vereador paga, do próprio bolso, manutenção do ar condicionado do SAMU

• Trotes para o Samu disparam e quase superam 2024 em um mês no litoral

• Nova base descentralizada do Samu no Vista Linda é inaugurada em Bertioga

Desde o início de suas operações, o índice de atendimentos de alta prioridade realizados em menos de 15 minutos na área de atuação da nova base aumentou de 82% para 97%.

A Base Avançada cobre as regiões da Enseada, Pernambuco e Perequê, estendendo-se até a balsa Guarujá-Bertioga, e atualmente responde por 30% de todas as ocorrências registradas pelo Samu no município.

Continua depois da publicidade

Em comparação, Vicente de Carvalho, onde está localizada a sede do Samu, concentra 49% dos atendimentos, enquanto o Centro, Astúrias e bairros adjacentes somam 21% .

Eficácia

A eficácia da nova unidade também é evidente nos atendimentos de média e baixa prioridade. Nos casos de média prioridade, o percentual de atendimentos realizados em menos de 15 minutos aumentou de 77% para 81%. Já nas ocorrências de baixa prioridade, esse índice passou de 61% para 69% .

O coordenador do Samu, Marcelo Valentim, destaca a importância da agilidade no atendimento pré-hospitalar: "Chegar ao local da ocorrência com mais agilidade significa salvar mais vidas. O primeiro atendimento é determinante, e qualquer minuto faz a diferença".

Continua depois da publicidade

Base definitiva na UPA da Rodoviária

Além da Base Avançada da Enseada, o Samu de Guarujá consolidou, em março, uma base definitiva dentro da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Matheus Santamaria (UPA da Rodoviária).  Anteriormente, uma ambulância permanecia no local apenas esporadicamente devido a problemas de alojamento.

Com a fixação de um alojamento adequado, a UPA conta agora com uma ambulância disponível 24 horas por dia, pronta para atender a qualquer situação .

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em aprimorar os serviços de emergência e garantir um atendimento mais eficiente à população.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software