Cotidiano
Com estrutura moderna e voltada à formação de profissionais, nova equipamento ampliará o atendimento e reforçará a rede de saúde da região
A nova estrutura funcionará no mesmo prédio da antiga base da Encruzilhada, mas passou por revitalização completa / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos se prepara para inaugurar, ainda neste mês de novembro, a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O equipamento, construído em parceria com a Fundação Lusíada, promete modernizar o atendimento de urgência e emergência e fortalecer a rede municipal de saúde.
Continua depois da publicidade
A nova estrutura funcionará no mesmo prédio da antiga base da Encruzilhada, mas passou por revitalização completa, com ambientes mais amplos, modernos e humanizados.
Além de aprimorar a operação do SAMU, o espaço também servirá como campo de estágio para alunos da Fundação Lusíada, unindo formação acadêmica e prática profissional.
Continua depois da publicidade
“É muito importante não só para a coletividade, como também para os nossos alunos da faculdade de medicina”, destacou o presidente da Fundação Lusíada, Mauro César Dinato.
Veja também: Hospital Pediátrico da Zona Noroeste ainda está só no tapume
Durante visita técnica ao local, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa destacou que a nova base reforça uma parceria histórica entre a Prefeitura de Santos e a Fundação Lusíada, que já rendeu avanços significativos na área da saúde.
Continua depois da publicidade
“Santos tem uma parceria muito consistente com a Fundação Lusíada, que é uma das maiores colaboradoras da saúde da Baixada Santista”, afirmou.
O prefeito Rogério Santos também ressaltou o papel da Fundação na formação médica e na execução de projetos voltados à população.
“A Fundação Lusíada cumpre um papel essencial de ensino, extensão e parceria. Essa nova base vai melhorar a estrutura para quem salva vidas todos os dias”, disse.
Continua depois da publicidade
Veja também: Tradicional supermercado prepara nova expansão com 15 aberturas de unidades até 2026
A base revitalizada terá capacidade para abrigar até 30 profissionais por dia e contará com o Núcleo de Educação Permanente (NEP SAMU) — uma sala multiuso equipada para treinamentos e capacitações das equipes de emergência.
Localizada em ponto estratégico, com acesso rápido à Avenida Perimetral, a nova unidade facilitará o deslocamento para atendimentos na Zona Noroeste, morros, centro e orla, reduzindo o tempo de resposta das ambulâncias.
Continua depois da publicidade
O projeto também busca melhorar a segurança operacional, diminuindo a exposição pública dos veículos e os riscos de depredação.
“Nossos profissionais terão um ambiente mais confortável, moderno e humanizado, à altura da importância do trabalho que realizam”, concluiu o deputado Paulo Alexandre Barbosa.