A obra faz parte do plano estratégico de modernização da infraestrutura operacional do SAI / Divulgação/Ecovias
Continua depois da publicidade
A Ecovias Imigrantes, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), concluiu 81% das obras da nova base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizada no km 46 da Via Anchieta, sentido São Paulo, no município de Cubatão.
Com entrega prevista para dezembro de 2025, a obra faz parte do plano estratégico de modernização da infraestrutura operacional do SAI, com foco na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e no reforço da segurança viária.
Continua depois da publicidade
Localizada em um ponto estratégico do trecho de serra, a nova base também poderá ser utilizada durante as operações especiais do SAI, quando a pista norte da Anchieta é invertida em direção ao litoral.
O espaço contará com abrigo para viaturas e ambulâncias, áreas técnica e administrativa para suporte operacional, além de um ambiente voltado aos motoristas, com sanitários, fraldário, área de descanso e oferta de água, garantindo mais conforto aos usuários que necessitarem de atendimento.
Continua depois da publicidade
A implantação da nova estrutura fortalece a atuação da Ecovias Imigrantes em um dos trechos mais movimentados do Sistema Anchieta-Imigrantes, ampliando a capacidade de resposta das equipes de inspeção, resgate e socorro mecânico.
A iniciativa contribui diretamente para a eficiência das operações e a segurança dos usuários, especialmente em períodos de maior fluxo.
“A entrega da Base SAU reafirma o compromisso da concessionária com a segurança viária e o atendimento de excelência aos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes. Essa nova estrutura representa mais um passo no processo de modernização e aprimoramento da operação do sistema”, destaca Fernanda Meireles, gerente de Engenharia da Ecovias Imigrantes.
Continua depois da publicidade
Com a nova estrutura, o SAI passará a contar com sete bases de atendimento operacional distribuídas ao longo das rodovias. As obras estão sendo executadas sem impacto no tráfego e com sinalização adequada no entorno do canteiro.