Nova Balsa é entregue e Estado promete privatização para este ano

Batizada de FB-20, a balsa é inaugurada com a promessa de aumentar a capacidade operacional do sistema em até 22%.

Comentar
Compartilhar
27 JAN 2020Por LG Rodrigues11h41
De acordo com o Governo Estadual, esta é a nona embarcação reformada em todo o sistema de travessias nesta gestãoFoto: Nair Bueno/Diário do Litoral

Foi entregue no fim da manhã desta segunda-feira (27) a nova embarcação que fará a travessia entre Santos e Guarujá. Batizada de FB-20, a balsa é inaugurada com a promessa de aumentar a capacidade operacional do sistema em até 22%. De acordo com o Governo Estadual, esta é a nona embarcação reformada em todo o sistema de travessias nesta gestão.

A cerimônia de entrega contou com a participação do secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da DERSA, João Luiz Lopes.

"Esta embarcação estava com problemas de documentação desde 2018 e no ano passado a DERSA decidiu intervir e regularizou toda a situação. Após três meses de restauração ela já está pronta para e funcionando. É a nossa nona embarcação reformada e custou R$ 2 milhões já contando com pavimento, sistema de drenagem, tudo pronto", afirma Machado.

Para não se repetir o caos urbano ocorrido durante o fim de 2019, o qual, segundo ele, foi um recorde de movimentação, as autoridades já preparam também a entrega de mais uma embarcação que se encontra parada, e elas têm a expectativa de que isso ocorra ainda durante este verão.

"É uma embarcação que precisa de mais atenção e manutenção, mas estamos trabalhando para isso", explica..

A nova embarcação é entregue pouco mais de três semanas após o morador caiçara ter enfrentado problemas para realizar a travessia marítima entre os dois municípios. Com o aumento do número de turistas na região devido às festas de fim de ano, os motoristas chegaram a enfrentar filas de espera de até uma hora ou mais dependendo do horário.

Antecipando que o carnaval poderá ser mais um período de grande movimentação na Baixada Santista, o secretário estadual de Logística e Transportes diz ainda que duas novas lanchas para transportar passageiros deverão ser inauguradas.

"Uma delas será posicionada aqui entre Santos e Guarujá e a outra ficará em Bertioga", conclui.

PRIVATIZAÇÃO

Sobre o eventual repasse do sistema de transporte à iniciativa privada, Machado diz que recebeu instruções do Governador João Doria para que o processo seja iniciado ainda durante este semestre, mas afirma que não possui mais detalhes e que ainda precisa aguardar algumas semanas.

"Acreditamos que o processo de licitação saia ainda durante este semestre".

Já quanto à situação da Ponte dos Barreiros, ele foi enfático ao dizer que o Governo Estadual lavou as mãos.

"O governador Doria ofereceu ajuda ao município, mas o prefeito Pedro Gouvêa preferiu recorrer à esfera Federal, então, agora, é um problema dele", conclui.