Essa cidade no Alasca acaba de iniciar seu período anual de escuridão / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Utqiagvik, no Alasca, nos Estados Unidos, acaba de iniciar seu período anual de escuridão, a Noite Polar. Pelos próximos 64 dias, o Sol deixará de surgir no horizonte da cidade, um fenômeno causado pela inclinação do eixo da Terra.
O período de ausência de luz solar direta começou em novembro e só deve terminar em 22 de janeiro de 2026. O próximo nascer do sol está previsto para o dia 26 de janeiro de 2026, no horário local. Entenda mais sobre a noite polar abaixo.
Continua depois da publicidade
Apesar da ausência do Sol, a cidade não ficará totalmente imersa na escuridão. Os cerca de 4.400 habitantes de Utqiagvik ainda terão algumas horas diárias de crepúsculo civil, aquela luz azulada que antecede o amanhecer, mantendo o ambiente parcialmente iluminado.
A falta de incidência solar provoca uma queda significativa de temperatura em todo o Círculo Polar Ártico e contribui para a formação do vórtice polar, uma massa de ar extremamente fria que, ocasionalmente, pode avançar para o sul e atingir outros estados dos Estados Unidos. Em contrapartida, no verão, Utqiagvik experimenta quase três meses de luz contínua.
Continua depois da publicidade