26 de Abril de 2024 • 06:50
José Lourenço é aposentado, tem 70 anos e ultimamente tem tido dores de cabeça com pacotes de TV por assinatura. “A empresa começou a me cobrar por serviços que eu não havia contratado, e por mais que eu exigisse deles o reajuste do valor do pacote, não obtive o resultado esperado”, explica Lourenço, que precisou acionar o Procon Guarujá.
Por isso que, no mês do Consumidor, na primeira Semana da Conciliação, que acontece até a sexta-feira (20), o órgão ampliou o número de audiências entre munícipes e empresas para 200. Hoje, o Procon tem, em média, 100 atendimentos diários realizando também cerca de 40 conciliações semanais, com 60% de acordos. Com a ação, as conciliações aumentaram em mais de 150% em relação às audiências feitas por semana durante todo o ano.
Após a conciliação, José Lourenço se mostrou satisfeito. Ele destacou a facilidade e a atenção dada pelos funcionários no momento do acordo. “O bom do serviço é que, inicialmente, não é necessário advogado”, destaca. Segundo o aposentado, o atendimento foi rápido.
Para o diretor do Procon Guarujá e coordenador do órgão em toda Baixada Santista, Alexandre Cardoso, o aumento no número de acordos é mais um ganho da população. De acordo com o diretor, o órgão dá prioridade para o munícipe, com andamento no processo já a partir do primeiro atendimento, mediante fundamento relevante.
Quem também se mostrou tranqüila após a conciliação foi a dona de casa Selma Almeida Bonfim Fernandes, de 38 anos. Ela passou pelo mesmo problema que José Lourenço. E não pensou duas vezes em propor um acordo com a empresa de TV por assinatura junto do órgão de Guarujá. “O Procon é um serviço público e de excelente resultado. Se não fosse ele, nem todos conseguiriam acertar um problema com determinada empresa”, conta a dona de casa. Para finalizar, Selma brinca e diz que já virou “freguesa”.
Mês do Consumidor – O Dia Mundial do Consumidor foi no domingo (15), porém, a Procon de Guarujá estendeu as comemorações para todo o mês. E a Semana da Conciliação não é a única novidade, uma delas que deve ocorrer nos próximos dias é a formação do Conselho Municipal de Defesa ao Consumidor.
Na próxima segunda (23), ficará disponível ao público o ônibus Procon Móvel, um veículo que ficará estacionado na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e atenderá à população, das 10 às 16 horas.
O Procon Guarujá fica na Avenida Adhemar de Barros, 218/222, no bairro Santo Antônio. Para tirar dúvidas e obter mais informações o telefone é 3355-6648, ou 9-9747-7771, por meio do WhatsApp. É possível também consultar o serviço através da página no facebook: www.facebook.com/proconguaruja
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