Cotidiano

No lugar mais silencioso do mundo, pessoas podem perder a sanidade em minutos

Suas paredes, teto e chão são revestidos por painéis de espuma e fibra de vidro em formatos geométricos, capazes de absorver completamente o som

Ana Clara Durazzo

Publicado em 06/09/2025 às 10:02

Atualizado em 06/09/2025 às 12:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No interior da câmara, o cérebro humano sente falta dos estímulos sonoros e tenta compensar essa ausência, o que pode causar tontura, desorientação e até mal-estar após alguns minutos. / Freepik

Continua depois da publicidade

Imagine um ambiente tão silencioso que até os batimentos do próprio coração ou o ronco do estômago se tornam audíveis. Assim é a câmara anecoica da Microsoft, localizada em Redmond, no estado de Washington (EUA), considerada pelo Guinness World Records como o lugar mais silencioso do planeta, com um nível de ruído de -20,6 decibéis (dB).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como funciona a câmara anecoica

O espaço foi projetado para eliminar ecos e reverberações sonoras. Suas paredes, teto e chão são revestidos por painéis de espuma e fibra de vidro em formatos geométricos, capazes de absorver completamente o som.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Na cidade mais alta do mundo, moradores mal chegam aos 35 anos

• Praticamente desconhecido, lugar mais frio do mundo está sem chuva há milhões de anos

O piso suspenso é feito de cabos de aço semelhantes aos usados em porta-aviões para segurar jatos, garantindo a sensação de flutuação no espaço.

Com isso, o ambiente simula um silêncio quase absoluto, aproximando-se do limite físico do que é possível sem a criação de um vácuo — estimado em cerca de -24 dB, nível do som produzido pelas moléculas de ar em movimento.

Continua depois da publicidade

Conheça também lugar mais frio do mundo, que está sem chuva há milhões de anos

Para que serve

A câmara é usada pela Microsoft para testes acústicos de dispositivos tecnológicos, como os alto-falantes e microfones dos laptops Surface e do console Xbox, além de sistemas de reconhecimento de voz, como a assistente digital Cortana.

Esses testes só são possíveis em um ambiente livre de interferências sonoras, garantindo precisão na captação e reprodução de áudio.

Continua depois da publicidade

A experiência do silêncio absoluto

Embora seja essencial para a ciência e a tecnologia, o espaço pode ser desconfortável para visitantes. No interior da câmara, o cérebro humano sente falta dos estímulos sonoros e tenta compensar essa ausência, o que pode causar tontura, desorientação e até mal-estar após alguns minutos.

Relatos indicam que poucas pessoas conseguem permanecer mais de uma hora dentro do ambiente sem sentir desconforto.

A disputa pelo título

Antes da Microsoft conquistar o recorde em 2015, o título de ambiente mais silencioso do mundo pertencia aos Laboratórios Orfield, em Minneapolis (EUA), cuja câmara anecoica registrava -9,4 dB.

Continua depois da publicidade

Curiosidades sobre o silêncio

Um sussurro humano equivale a cerca de 30 dB.

A respiração normal mede aproximadamente 10 dB.

O limite médio da audição humana é de 0 dB — mas sons abaixo desse nível ainda existem, mesmo que imperceptíveis ao ouvido humano.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software