Cotidiano
Suas paredes, teto e chão são revestidos por painéis de espuma e fibra de vidro em formatos geométricos, capazes de absorver completamente o som
No interior da câmara, o cérebro humano sente falta dos estímulos sonoros e tenta compensar essa ausência, o que pode causar tontura, desorientação e até mal-estar após alguns minutos. / Freepik
Continua depois da publicidade
Imagine um ambiente tão silencioso que até os batimentos do próprio coração ou o ronco do estômago se tornam audíveis. Assim é a câmara anecoica da Microsoft, localizada em Redmond, no estado de Washington (EUA), considerada pelo Guinness World Records como o lugar mais silencioso do planeta, com um nível de ruído de -20,6 decibéis (dB).
O espaço foi projetado para eliminar ecos e reverberações sonoras. Suas paredes, teto e chão são revestidos por painéis de espuma e fibra de vidro em formatos geométricos, capazes de absorver completamente o som.
Continua depois da publicidade
O piso suspenso é feito de cabos de aço semelhantes aos usados em porta-aviões para segurar jatos, garantindo a sensação de flutuação no espaço.
Com isso, o ambiente simula um silêncio quase absoluto, aproximando-se do limite físico do que é possível sem a criação de um vácuo — estimado em cerca de -24 dB, nível do som produzido pelas moléculas de ar em movimento.
Continua depois da publicidade
Conheça também lugar mais frio do mundo, que está sem chuva há milhões de anos
A câmara é usada pela Microsoft para testes acústicos de dispositivos tecnológicos, como os alto-falantes e microfones dos laptops Surface e do console Xbox, além de sistemas de reconhecimento de voz, como a assistente digital Cortana.
Esses testes só são possíveis em um ambiente livre de interferências sonoras, garantindo precisão na captação e reprodução de áudio.
Continua depois da publicidade
Embora seja essencial para a ciência e a tecnologia, o espaço pode ser desconfortável para visitantes. No interior da câmara, o cérebro humano sente falta dos estímulos sonoros e tenta compensar essa ausência, o que pode causar tontura, desorientação e até mal-estar após alguns minutos.
Relatos indicam que poucas pessoas conseguem permanecer mais de uma hora dentro do ambiente sem sentir desconforto.
Antes da Microsoft conquistar o recorde em 2015, o título de ambiente mais silencioso do mundo pertencia aos Laboratórios Orfield, em Minneapolis (EUA), cuja câmara anecoica registrava -9,4 dB.
Continua depois da publicidade
Um sussurro humano equivale a cerca de 30 dB.
A respiração normal mede aproximadamente 10 dB.
O limite médio da audição humana é de 0 dB — mas sons abaixo desse nível ainda existem, mesmo que imperceptíveis ao ouvido humano.
Continua depois da publicidade