Cotidiano
Gerenciado pela EMTU e operado pela BR Mobilidade, o Veículo Leve sobre Trilhos conta com 25 profissionais que transportam 20 mil passageiros por dia
Divulgação/EMTU
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Em operação desde 2016 na Baixada Santista, o primeiro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) elétrico do Brasil liga Santos a São Vicente ao longo de 15 estações de embarque e desembarque e 11,5 km de extensão de via. Atualmente, o sistema é conduzido por 25 profissionais que atuam na linha de frente guiando os trens e atendendo diretamente os passageiros.
Em homenagem ao Dia do Ferroviário, comemorado neste sábado (30/04), o condutor João Severino Dias, 37 anos, foi um dos destaques no "Prêmio Motorista Nota 10", promovido pela BR Mobilidade e Piracicabana para premiar motoristas e condutores que se destacam profissionalmente, reconhecendo e valorizando esses condutores que são pilares fundamentais para a operação. "Trabalho há 4 anos como condutor do VLT e é uma profissão um pouco nova para mim, mas estou amando transportar vidas, é o que eu sempre quis fazer", comemorou João após a premiação.
Operado pelo Consórcio BR Mobilidade e gerenciado pela EMTU-Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, o VLT transporta aproximadamente 20 mil pessoas por dia. O percurso do Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos, é feito por 12 trens que operam simultaneamente ao longo do dia. Ao todo, são cerca de 40 mil km percorridos por mês em 4 mil viagens mensais.
O segundo trecho do VLT, já em obras e com previsão de operação no primeiro semestre de 2023, ligará a Linha 1 (Barreiros -- Porto) ao Terminal Valongo, passando pela região central de Santos, com capacidade para transportar 35 mil passageiros por dia.
Serão mais oito quilômetros de extensão e 14 estações com acessibilidade nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo. O VLT, além de ser um importante meio de transporte para a região, tem capacidade de revitalizar todo seu percurso, unindo bairros ao centro, turismo e trabalho.
Modelo de eficiência e acessibilidade, o modal é elétrico, sem emissão de poluentes, moderno, silencioso e reduz o tempo gasto nas viagens entre os nove municípios da região. O VLT interage com o meio urbano, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa. Além de disponibilizar bicicletários e paraciclos nas estações, o VLT beneficiou o sistema de ciclovias da Baixada Santista, que foi ampliado e revitalizado ao longo do trecho entre São Vicente e Santos.
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