X

Cotidiano

Nível do Sistema Cantareira se mantém estável neste sábado em 19,7%

Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros de água

Publicado em 16/05/2015 às 14:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível do Sistema Cantareira alcançou hoje (16) 193,9 bilhões de litros de água armazenados, o que representa 19,7% do volume útil, registrando uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a ontem (15), e 15,3% da quantidade total, que soma a reserva técnica – chamado volume morto – ao volume útil.

Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros de água. Até hoje, o manancial recebeu 45,4% da média de chuva para o mês.

Ontem, o bombeamento das reservas técnicas do Sistema Cantareira completou um ano. Na época, ele era o manancial responsável pelo abastecimento de toda a região metropolitana de São Paulo.

O nível do Sistema Cantareira alcançou hoje (16) 193,9 bilhões de litros de água armazenados (Foto: Vagner Campos/A2 Fotografia)

Antes da atual crise hídrica no estado, o Cantareira garantia água para cerca de 9 milhões de pessoas da Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios obrigou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a retirar água de outros mananciais.

Hoje, o sistema abastece aproximadamente 5,4 milhões de pessoas, sendo ultrapassada pelo Sistema Guarapiranga, que atualmente fornece água para 5,8 milhões de consumidores.

O Sistema Guarapiranga conta hoje com 82,7% de seu volume armazenado. O Alto Tietê tem 23,3%; o Alto Cotia, 68,4%; o Rio Grande, 96,6% e o Rio Claro, 55,9%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter