Cotidiano

Nível do Cantareira e de outros sistemas fica estável

O nível do manancial, divulgado diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, ficou em -9,2% - é o 82º dia sem registrar queda

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/04/2015 às 15:12

Compartilhe:

O Sistema Cantareira, que fornece água para cerca de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, ficou estável pelo 4º dia seguido. O nível do manancial, divulgado diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ficou em -9,2% - é o 82º dia sem registrar queda. Nenhum dos mananciais registrou queda.

A Sabesp passou a publicar o nível do volume negativo (que opera apenas com o chamado volume morto) após determinação da Justiça. A liminar que obriga a companhia a dar esta informação foi concedida em 16 de abril pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 10 de abril.

O nível também é estável se for considerado o conceito antigo de divulgação da Sabesp: 20,1%. Em um terceiro conceito, que leva em conta o volume útil acrescido do volume de reserva técnica, o nível também ficou estável, em 15,5%.

Na prática, tanto a metodologia que deixa o manancial com 20,1% quanto o que mostra 15,5% consideram o mesmo volume de água armazenada. O que muda é a base de comparação. Na primeira, o porcentual é resultado da divisão do volume armazenado pelo volume útil, que desconsidera o volume morto. Na segunda, é comparado ao volume total, que traz a capacidade do Cantareira incluindo os dois volumes mortos.

A Sabesp passou a publicar o nível do volume negativo (Foto: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo)

Outros mananciais

Os Sistemas Alto Tietê, Guarapiranga e Rio Grande ficaram estáveis, com 22,4%, 82,6% e 96% de seus volumes, respectivamente. Já o Alto Cotia e o Rio Claro registraram aumento, de 65,7% para 65,9% e de 46,5% para 46,7%, respectivamente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Paulo entra em estado de atenção por conta das fortes chuvas nesta sexta (11)

Capital possui vários registros de falta de energia

Cotidiano

Litoral de SP entra em alerta laranja com fortes chuvas, trovadas e ventos; saiba mais

Fortes chuvas já estão atingindo as cidades do litoral de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter